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Vitaminas do Complexo B: O que são, Para que Serve e Fontes!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dicas de Musculação

Vitaminas do Complexo B: O que são, Para que Serve e Fontes!
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As Vitaminas Do complexo B, afetar positivamente alterações de humor, ansiedade, depressão. Eles também aumentar a energia e geralmente contribuem para o bem-estar geral. As vitaminas do complexo B melhorar a memória e concentração, e são importantes para o tratamento de anemia, como permitir uma melhor utilização do ferro.

Funções da Vitaminas do Complexas B no Corpo: 

  • Envolvido em muitos processos metabólicos.
  • Participa no metabolismo dos hidratos de carbono e gorduras.
  • Importantes para a digestão, estimula os fermentos da digestão de controlo.
  • Previne o aparecimento da arteriosclerose, de coagulação excessiva do sangue e a formação de pedras nos rins.
  • Protege o fígado e ajuda a sua trabalho.
  • Renovação das células.

Vitamina B1 (Tiamina):  Ela pode ser encontrada no gérmen de cereais, Ervilhas, pão integral, Leite, Arroz. Vitamina B1 é essencial para a transmissão de sinais nervosos aos músculos e, portanto, é preciso cuidado da nossa mobilidade. A vitamina B1 é incluído na maioria dos processos de obtenção de energia a partir de carboidratos em nosso corpo. A falta de vitamina B1 leva à irritabilidade, insónia, perda de apetite, problemas digestivos.

Vitamina B2 (Riboflavina): Pode ser encontrada nos seguintes alimentos: brócolos, Amêndoas, leite, Espinafre. A Vitamina B2 participa em todos os processos de degradação de hidratos de carbono, proteínas, gorduras, isto é, a criação de energia. No caso da falta desta vitamina você começa a ver mudanças em sua pele. Por exemplo, tornar-se seca e lábios rachados, o endurecimento da pele, unhas quebradiças, etc.

Vitamina B3 (Niacina): Pode ser encontrada na Carne de Frango, Salmão, Atum, fígado, Ovos, amendoim, frutos verdes.  A Vitamina B3 é uma parte integrante do processo de co-enzima que transporta hidrogénio e estimular a construção e repartição dos hidratos de carbono, ácidos gordos e aminoácidos . É importante que a vitamina B2 para criar e dirigir a energia, bem como a função normal do sistema nervoso. Nutre a pele, ajudando à criação de colagénio, e participa na criação de pigmento. Sinais de uma falta desta vitamina pode ser a perda de apetite, tonturas, Perda de peso, distúrbios digestivos, depressão e doença mental grave.

Vitamina B5 (Ácido Pantotênico): Ela podem ser encontrada em iogurte natural, Abacate, Batata-doce, Cogumelos, Frango. Vitamina B5 apoia a ação da Vitamina E estimula a mobilidade dos músculos, e é importante para a criação de anticorpos que protegem a membrana mucosa da boca, da garganta, resfriados respiratórias.

Vitamina B6 (Piridoxina): É encontrado em Bananas, Salmão, Espinafre, cereais integrais, repolho verde, ovos. É uma vitamina do crescimento e é responsável pela divisão do tecido sem o qual o organismo não poderia ser desenvolvido. A dopamina é criada com a ajuda de Vitamina B6 e é importante na transmissão dos impulsos nervosos. A ausência provoca perturbações intestinais, perda de apetite, fadiga, depressão.

Vitamina B12 (Cobalamina): Ela é encontrado Frango, Peru, leite, Ovos, carne são alimentos ricos nesta vitamina. B12 é responsável para a saúde das células vermelhas do sangue. Esta vitamina é diferente do outro grupo B, pois produzido exclusivamente por microorganismos. É uma “carne” vitamina, e a falta dela geralmente ocorre em vegetarianos.

Vitamina B9 (Ácido Fólico): O Ácido fólico é encontrado em vegetais verdes, espinafre, feijão, carne bovina, carne de ovino e de fígado de galinha. A sua tarefa mais importante é a construção de tecidos. Este medicamento ajuda trombócitos necessárias para a coagulação sanguínea, por isso é essencial para o crescimento normal e cicatrização de feridas. Além disso, incentiva a criação de células brancas do sangue que são necessárias para fortalecer o sistema imunológico.

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Sobre o autor | Website

Sou Formado em Nutrição e Educação Física. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2000, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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