Benefícios dos Nutrientes Alan Costa

Vitamina B6 – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência

Vitamina B6 – O que é, Fontes, Benefícios e Deficiência
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A Vitamina B6 ajuda na produção de neurotransmissores, os produtos químicos que permitem que células cerebrais e nervosas se comuniquem entre si, garantindo que os processos metabólicos, como o metabolismo das gorduras e das proteínas, funcionem sem problemas e é importante para a função do sistema imune em indivíduos mais velhos. Também pode ajudar a resolver uma série de condições, incluindo lesões de compressão nervosa (como síndrome do túnel do carpo), síndrome pré-menstrual (PMS) e alguns casos de depressão e artrite. A Vitamina B6 é frequentemente utilizada para tratar níveis elevados de homocisteína juntamente com ácido fólico e vitamina B12. Perda de memória, diabetes, ataques de asma, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) , cálculos renais, câncer de pulmão, acne e aterosclerose também podem ser tratados e melhorados através de suplementação de Vitamina B6.

Vitamina B6

O que é Vitamina B6: Piridoxina mais conhecida como Vitamina B6 faz parte do complexo de vitaminas B. É essencial para o correto funcionamento de mais de sessenta enzimas. Além também de participar ativamente na multiplicação de todas as células e da produção das hemácias (glóbulos vermelhos) e das células do sistema imunológico.

Entre outras, a principal função metabólica da Vitamina B6 é como coenzima. Isso significa que ela tem um papel importante no metabolismo das proteínas, hidratos de carbono e lipídeos. Saiba mais sobre a Vitamina B6 nos tópicos abaixo!

Fontes de Vitamina B6: Vitamina B6 é encontrada com maior frequência em alimentos de origem animal,como carnes, de porco, principalmente, leite e ovos. Entre os alimentos de origem vegetal, as principais fontes são: batata inglesa, aveiabanana, gérmen de trigo, abacate, levedo de cerveja, cereais, sementes e nozes.

Benefícios da Vitamina B6: A Vitamina B6 é multifuncional. Por isso é essencial para quem deseja manter a saúde e principalmente boa forma. Dentre os seus benefícios para a saúde podemos destacar:

Tratamento e Prevenção da Anemia: A Vitamina B6 auxilia na produção de hemoglobina, responsável por levar o ferro para todas as partes do corpo. Caso haja uma deficiência em Vitamina B6, os glóbulos vermelhos do paciente seriam pouco desenvolvidos causando pouca hemoglobina e carência de ferro no organismo.

Amiga do Cérebro: A carência de Vitamina B6 é capaz de causar nevrite periférica e degeneração nervosa. Isso porque ela influencia na formação da bainha de mielina, que envolve as células nervosas do cérebro. Ou seja, sem a Vitamina B6 as pessoas podem sofrer com perda de memória, além também da diminuição cognitiva relacionada à idade.

Pele Saudável: A Vitamina B6 é capaz de metabolizar as proteínas que são consumidas, isso faz com que a pele se torne mais elástica. A falta pode causar o aparecimento de rugas precoce, dermatite e outros muitos problemas de pele.

Amiga do Coração: Segundo pesquisas, a Vitamina B6 é capaz de diminuir os níveis de homocisteina no sangue, um tipo de colesterol que está relacionado diretamente às doenças cardíacas.

Alívio da TPM: A falta da Vitamina B6 também está relacionada com os sintomas da tensão pré-menstrual. O consumo por suplementação ou ainda pelos alimentos, é capaz de diminuir os sintomas. Isso acontece porque ela ajuda na eliminação do excesso de estrogênio.

Emagrecimento: Para quem sofre com a compulsão alimentar a Vitamina B6 pode ser uma ótima alternativa de tratamento. Pois ela possui a capacidade de normalizar as funções metabólicas de modo que uma pessoa volte a apresentar um apetite normal.

Essencial Para a Visão: A Vitamina B6 é capaz de combater inflamações crônicas e doenças que possam afetar a retina. O quê significa que ela também irá proteger a sua visão.

Amiga das Mamães: As proteínas que são ingeridas pela mãe ou por mulheres que amamentam são utilizadas para a produção do leite. E como Vitamina B6 é essencial para auxiliar no metabolismo da proteína, ela também colabora com a amamentação. Por esse motivo, as mulheres grávidas e que amamentam devem consumir uma dose a mais de Vitamina B6 diariamente.

Síndrome de Down: A Vitamina B6 é essencial para portadores de Síndrome de Down, pois ajuda na diminuição das perdas cognitivas, além da melhora do tempo de reação e memória.

Vitamina B6

Deficiência de Vitamina B6: Vale ressaltar que a deficiência de Vitamina B6 não é comum. Ela pode estar relacionada a diversos fatores como uma dieta de baixa qualidade, má absorção do trato intestinal, uso excessivo de drogas e distúrbios genéticos que podem impedir o metabolismo da vitamina. Caso ocorra sua deficiência, os pacientes podem apresentar sintomas como:

  • Dermatite;
  • Distúrbios gastrointestinais;
  • Gengivite;
  • Depressão;
  • Retardo no crescimento;
  • Anemia;
  • Nervosismo e Irritabilidade;
  • Feridas na boca e também língua;
  • Contrações musculares;
  • Pele ressecada e descamando.

Em mulheres grávidas, a deficiência da Vitamina B6 pode prejudicar a capacidade mental do recém nascido. Também pode ocasionar convulsões em crianças pequenas e adultos.

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Sobre o autor | Website

Sou Formado em Nutrição e Educação Física. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2000, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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