Dicas de Saúde Valéria Carneiro

Os 11 Sinais e Sintomas de Transtornos de Ansiedade!

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Os Sinais e Sintomas de Transtornos de Ansiedade que muitos desconhecem. Além disso, Transtornos de Ansiedade é um distúrbio que se caracteriza pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva. Muitas pessoas experimentam ansiedade em algum momento de suas vidas. De fato, a ansiedade é uma resposta muito normal a eventos estressantes da vida, como mudança, mudança de emprego ou problemas financeiros.

Transtornos de Ansiedade

Transtornos de Ansiedade

No entanto, quando os sintomas de ansiedade se tornam maiores do que os eventos que os desencadeiam e começam a interferir na sua vida, eles podem ser sinais de transtornos de ansiedade. Transtornos de ansiedade podem ser debilitantes, mas eles podem ser gerenciados com a devida ajuda de um profissional médico. Reconhecer os sintomas é o primeiro passo.

Aqui estão Os 11 Sinais e Sintomas de Transtornos de Ansiedade, bem como a forma de reduzir a ansiedade naturalmente e quando procurar ajuda profissional:

1. Preocupação Excessiva:

Um dos sintomas mais comuns do Transtornos de ansiedade é a preocupação excessiva. A preocupação associada aos transtornos de ansiedade é desproporcional aos eventos que a desencadeiam e tipicamente ocorre em resposta a situações cotidianas normais. Para ser considerado um sinal de transtorno de ansiedade generalizada, a preocupação deve ocorrer na maioria dos dias por pelo menos seis meses e ser de difícil controle. A preocupação também deve ser grave e intrusiva, dificultando a concentração e a realização das tarefas diárias.

Pessoas com menos de 65 anos correm o maior risco de transtorno de ansiedade generalizada, especialmente aquelas que são solteiras, têm um nível socioeconômico mais baixo e têm muitos estressores de vida.

2. Sentir-se Agitado:

Quando alguém se sente ansioso, parte do sistema nervoso simpático entra em ação. Isso dá início a uma cascata de efeitos por todo o corpo, como pulso acelerado, palmas suadas, mãos trêmulas e boca seca. Esses sintomas ocorrem porque seu cérebro acredita que você sentiu o perigo e está preparando seu corpo para reagir à ameaça.

Seu corpo desviará o sangue do seu sistema digestivo para os músculos, caso você precise correr ou lutar. Também aumenta a frequência cardíaca e aumenta os seus sentidos. Embora esses efeitos sejam úteis no caso de uma ameaça real, eles podem ser debilitantes se o medo estiver na sua cabeça.

Algumas pesquisas até sugerem que pessoas com transtornos de ansiedade não são capazes de reduzir sua excitação tão rapidamente quanto pessoas sem transtornos de ansiedade, o que significa que elas podem sentir os efeitos da ansiedade por um período mais longo de tempo.

3. Inquietude:

Inquietação é outro sintoma comum de ansiedade, especialmente em crianças e adolescentes. Quando alguém está passando por inquietação, muitas vezes o descrevem como se sentindo “no limite” ou com um “desejo incômodo de se mexer”. Um estudo em 128 crianças diagnosticadas com transtornos de ansiedade encontrou que 74% relataram a inquietação como um dos seus principais sintomas de ansiedade.

Embora a inquietação não ocorra em todas as pessoas com ansiedade, é uma das bandeiras vermelhas que os médicos freqüentemente procuram ao fazer um diagnóstico.Se você sentir inquietação na maioria dos dias por mais de seis meses, isso pode ser um sinal de um transtorno de ansiedade.

4. Fadiga:

Tornar-se facilmente fatigado é outro sintoma potencial do transtorno de ansiedade generalizada.Esse sintoma pode ser surpreendente para alguns, já que a ansiedade é comumente associada à hiperatividade ou à excitação.

Para alguns, a fadiga pode seguir um ataque de ansiedade, enquanto para outros, a fadiga pode ser crônica. Não está claro se essa fadiga se deve a outros sintomas comuns de ansiedade, como insônia ou tensão muscular, ou se ela pode estar relacionada aos efeitos hormonais da ansiedade crônica.

No entanto, é importante notar que a fadiga também pode ser um sinal de depressão ou outras condições médicas, portanto, a fadiga sozinha não é suficiente para diagnosticar um transtorno de ansiedade.

5. Dificuldade em Concentrar:

Muitas pessoas com ansiedade relatam dificuldade em se concentrar. Um estudo incluindo 157 crianças e adolescentes com transtorno de ansiedade generalizada constatou que mais de dois terços tinham dificuldade de concentração. Outro estudo em 175 adultos com o mesmo distúrbio descobriu que quase 90% relataram dificuldade em se concentrar. Quanto pior a ansiedade, mais problemas eles tinham.

Alguns estudos mostram que a ansiedade pode interromper a memória de trabalho, um tipo de memória responsável por manter informações de curto prazo. Isso pode ajudar a explicar a drástica diminuição no desempenho que as pessoas costumam experimentar durante períodos de alta ansiedade.

No entanto, dificuldade de concentração também pode ser um sintoma de outras condições médicas, como um transtorno de déficit de atenção ou depressão, por isso não é suficiente para diagnosticar um transtorno de ansiedade.

6. Irritabilidade:

A maioria das pessoas com transtornos de ansiedade também sente irritabilidade excessiva. De acordo com um estudo recente que incluiu mais de 6.000 adultos, mais de 90% daqueles com transtorno de ansiedade generalizada relataram sentir-se altamente irritáveis durante os períodos em que seu transtorno de ansiedade estava pior.

Sintomas do Transtorno de Ansiedade

Sintomas do Transtorno de Ansiedade

Em comparação com preocupantes autor relatados, adultos jovens e de meia-idade com transtorno de ansiedade generalizada relataram mais do que o dobro de irritabilidade no seu dia-a-dia. Dado que a ansiedade está associada a alta excitação e preocupação excessiva, não é de surpreender que a irritabilidade seja um sintoma comum.

7. Músculos Tensos:

Ter músculos tensos na maioria dos dias da semana é outro sintoma frequente de ansiedade. Enquanto os músculos tensos podem ser comuns, não é totalmente compreendido porque eles estão associados à ansiedade.

É possível que a tensão muscular em si aumente os sentimentos de ansiedade, mas também é possível que a ansiedade leve a um aumento da tensão muscular ou que um terceiro fator cause ambos.

Curiosamente, o tratamento da tensão muscular com a terapia de relaxamento muscular foi mostrado para reduzir a preocupação em pessoas com transtornos de ansiedade generalizada. Alguns estudos até mostram que ela é tão eficaz quanto a terapia cognitivo-comportamental.

8. Problemas em Cair ou Ficar Adormecido:

Os distúrbios do sono estão fortemente associados aos transtornos de ansiedade. Acordar no meio da noite e ter dificuldade em adormecer são os dois problemas mais comumente relatados. Algumas pesquisas sugerem que ter insônia durante a infância pode estar ligado ao desenvolvimento de ansiedade mais tarde na vida.

Um estudo que acompanhou quase 1.000 crianças com mais de 20 anos descobriu que ter insônia na infância estava ligado a um risco aumentado em 60% de desenvolver um transtorno de ansiedade aos 26 anos de idade.

Embora a insônia e a ansiedade estejam fortemente ligadas, não está claro se a insônia contribui para a ansiedade, se a ansiedade contribui para a insônia ou para ambos. O que se sabe é que, quando o transtorno de ansiedade subjacente é tratado, a insônia geralmente melhora também.

9. Ataques de Pânico:

Um tipo de transtorno de ansiedade chamado transtorno do pânico está associado a ataques de pânico recorrentes.Ataques de pânico produzem uma intensa sensação de medo que pode ser debilitante.

Esse medo extremo é tipicamente acompanhado de taquicardia, sudorese, tremores, falta de ar, aperto no peito, náusea e medo de morrer ou perder o controle.Os ataques de pânico podem ocorrer isoladamente, mas se ocorrerem com frequência e inesperadamente, podem ser um sinal de transtorno do pânico.

Estima-se que 22% dos adultos americanos experimentarão um ataque de pânico em algum momento de suas vidas, mas apenas cerca de 3% os experimentam com freqüência suficiente para atender aos critérios de transtorno do pânico.

10. Evita Situações Sociais:

Você pode estar exibindo sinais de Transtornos de ansiedade social se você se encontrar:

  • Sentir-se ansioso ou com medo de situações sociais futuras;
  • Preocupado que você possa ser julgado ou examinado por outros;
  • Medo de se sentir envergonhado ou humilhado diante dos outros;
  • Evitando certos eventos sociais por causa desses medos;
  • Transtorno de ansiedade social é muito comum, afetando cerca de 12% dos adultos americanos em algum momento de suas vidas.

A ansiedade social tende a se desenvolver cedo na vida. De fato, cerca de 50% daqueles que o têm são diagnosticados aos 11 anos, enquanto 80% são diagnosticados aos 20 ano.Pessoas com ansiedade social podem parecer extremamente tímidas e quietas em grupos ou quando conhecem novas pessoas. Embora eles não pareçam aflitos do lado de fora, eles sentem medo e ansiedade extremos.

Essa indiferença pode, às vezes, fazer com que as pessoas com ansiedade social pareçam esnobes ou distantes, mas o distúrbio está associado à baixa autoestima, alta autocrítica e depressão.

11. Medos Irracionais:

Medos extremos sobre coisas específicas, como aranhas, espaços fechados ou alturas, podem ser um sinal de fobia. Uma fobia é definida como extrema ansiedade ou medo sobre um objeto ou situação específica. A sensação é grave o suficiente para interferir na sua capacidade de funcionar normalmente.

Algumas fobias comuns incluem:

  • Fobias animais: medo de animais ou insetos específicos;
  • Fobias do ambiente natural: medo de eventos naturais como furacões ou inundações;
  • Fobias por injúria de sangue: Medo de sangue, injeções, agulhas ou ferimentos;
  • Fobias situacionais: medo de certas situações como um avião ou passeio de elevador;

Agorafobia é outra fobia que envolve medo de pelo menos dois dos seguintes:

  • Usando o transporte público;
  • Estar em espaços abertos;
  • Estar em espaços fechados;
  • De pé na fila ou estar no meio da multidão;
  • Estar fora de casa sozinho;
  • Fobias afetam 12,5% dos americanos em algum momento de suas vidas. Eles tendem a se desenvolver na infância ou na adolescência e são mais comuns em mulheres do que em homens.

Maneiras Naturais de Reduzir a Ansiedade:

Existem muitas formas naturais de reduzir a ansiedade e ajudá-lo a se sentir melhor, incluindo:

  • Comendo Uma Dieta Saudável: Dietas ricas em vegetais, frutas, carnes de alta qualidade, peixes, nozes e grãos integrais podem diminuir o risco de desenvolver transtornos de ansiedade, mas a dieta sozinha provavelmente não é suficiente para tratá-los.
  • Consumindo Probióticos e Alimentos Fermentados: tomar probióticos e comer alimentos fermentados tem sido associado à melhoria da saúde mental.
  • Limitando a Cafeína: A ingestão excessiva de cafeína pode piorar sentimentos de ansiedade em algumas pessoas, especialmente naquelas com transtornos de ansiedade.
    Abster-se do Álcool: Transtornos de ansiedade e abuso de álcool estão fortemente ligados, por isso pode ajudar a ficar longe de bebidas alcoólicas.
    Parar de Fumar: fumar está associado a um aumento do risco de desenvolver Transtornos de ansiedade. A desistência está associada à melhora da saúde mental.
    Exercício Frequente: O exercício regular está associado a um risco menor de desenvolver Transtornos de ansiedade, mas a pesquisa é mista sobre se ele ajuda aqueles que já foram diagnosticados.
    Tentando Meditar: Um tipo de terapia baseada em meditação, chamada de redução do estresse baseado em mindfulness, que é é um estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente, demonstrou reduzir significativamente os sintomas em pessoas com transtornos de ansiedade.
    Praticar Yoga: A prática regular de yoga demonstrou reduzir os sintomas em pessoas diagnosticadas com Transtornos de ansiedade, mas é necessária mais pesquisa de alta qualidade.

Transtorno de Ansiedade

Quando Procurar Ajuda Profissional:

Ansiedade pode ser debilitante, por isso é importante procurar ajuda profissional se os sintomas forem graves. Se você se sentir ansioso na maioria dos dias e experimentar um ou mais dos sintomas listados acima por pelo menos seis meses, pode ser um sinais de Transtornos de ansiedade.

Independentemente de quanto tempo você está passando por sintomas, se você sentir que suas emoções estão interferindo em sua vida, você deve procurar ajuda profissional.

Psicólogos e psiquiatras licenciados são treinados para tratar transtornos de ansiedade através de uma variedade de meios. Isso geralmente inclui terapia comportamental cognitiva, medicamentos ansiolíticos ou algumas das terapias naturais listadas acima. Trabalhar com um profissional pode ajudá-lo a gerenciar sua ansiedade e reduzir seus sintomas da maneira mais rápida e segura possível.

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Sobre o autor | Website

Drª. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiência Clínica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

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