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Os 22 Benefícios da Chia Para Saúde

Os 22 Benefícios da Chia Para Saúde
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Os Benefícios da Chia Para Saúde são inúmeras devido a suas propriedades nutricionais. Além disso, as sementes de Chia são um dos presentes da natureza para a humanidade. Especialistas nutricionais consideram como um super alimento. A palavra “chia” é derivada da palavra asteca “chian”, que significa óleo. Vários estudos sugerem que adicionar sementes de chia na sua dieta melhora as doenças cardiovasculares, reduzindo o colesterol, os triglicerídeos e a pressão arterial.

chiaO alto teor de nutrientes nas sementes de chia previne a hipertensão, mantém um peso saudável e promove a regeneração do tecido. As sementes de chia são nativas do México e pertencem a uma planta florida da família da hortelã. As sementes são de tonalidade branca, cinza ou preta. Elas são altamente nutritivos. É originária da América Central e tem sido um alimento básico na dieta asteca e maia durante séculos. Veja agora, Os 22 Benefícios da Chia Para Saúde:

Benefícios da Chia Para Prevenir a Acne: Essas sementes têm propriedades anti-inflamatórias, que restauram a umidade da pele, reduzem a vermelhidão da pele e previnem a acne.

2. Hidratação: O óleo extraído de sementes de chia tem benefícios surpreendentes para a pele. O óleo de semente de chia é clinicamente comprovado para aumentar a hidratação da pele. Reduz a perda de água trans-epidérmica e evita a perda de umidade até mesmo pela pele mais seca. Use o óleo de semente de chia para limpar as áreas excessivamente secas, como os cotovelos, cutículas e pés, tornando-os mais suaves e macios ao toque. Você pode adicionar algumas gotas de óleo de semente de chia em seu hidratante para uma hidratação melhorada.

Benefícios da Chia Como Soro Natural: O óleo de semente de Chia também pode ser um excelente substituto para o soro químico. Despeje 3 gotas na sua mão e aplique levemente em sua pele. Isso lhe proporciona um brilho saudável à sua pele. Também evita que a maquiagem seja absorvida ou fique vinculada. O consumo de sementes de chia incentiva a função celular saudável, aumentando o brilho da pele.

Benefícios da Chia Para Combater o Envelhecimento Precoce: O óleo de semente de chia é carregado com altos níveis de antioxidantes e fitonutrientes. Na verdade, contém 30% mais antioxidantes do que os mirtilos. Contém ácido alfa-lipóico, um poderoso antioxidantes que minimiza linhas finas, rugas e poros ampliados.

As sementes Chia estão cheias de nutrientes que promovem o crescimento do cabelo e impedem a queda do cabelo. Leia mais para saber sobre os nutrientes responsáveis pela promoção da saúde do cabelo.

Benefícios da Chia Como Fonte em  Proteína: As sementes de chia são uma excelente fonte de proteína à base de plantas, que é crucial para o crescimento do cabelo. Uma quantidade de proteína insuficiente pode causar crescimento de cabelo descolado e queda de cabelo.

Benefícios da Chia Como Fonte em Cobre: O cobre é crucial para o crescimento adequado dos cabelos. Ele promove a produção de melanina, o que atrasa a cinza dos cabelos e intensifica a cor do cabelo original.

Benefícios da Chia Como Fonte em Zinco: O zinco nas sementes chia desempenha um papel muito importante na produção de novas células ciliadas, que mantém as glândulas secretoras de óleo. O suprimento regular de sebo no couro cabeludo mantém sua cabeça brilhante e bem condicionada.

Benefícios da Chia Como Fonte em Ácido Alfa-linoléico: As sementes de chia são uma das melhores fontes naturais de ácido alfa-linoléico, um ácido graxo ômega 3 que desempenha várias funções importantes no corpo. Uma deficiência em ácido alfa-linoléico é frequentemente associada a um couro cabeludo escamoso e seco.

Beneficios da Chia

Benefícios da Chia Como Fonte em Ferro: As sementes Chia são uma excelente fonte de ferro. Um fornecimento adequado de ferro é crucial para o cabelo saudável. Isso ajuda a transportar oxigênio para o couro cabeludo e cabelos. As reservas de ferro empobrecidas são uma das causas mais comuns de perda de cabelo prematuro em mulheres.

As sementes de chia são extremamente ricas em fibras, antioxidantes e vários outros nutrientes, tornando-se altamente nutritivos para o consumo diário. Além do seu valor nutricional, as sementes de chia também estão associadas a vários benefícios para a saúde. Alguns dos benefícios das sementes de chia para saúde são:

Benefícios da Chia Para o Coração: Os ácidos graxos essenciais nas sementes de chia aumentam o colesterol bom e reduzem os triglicerídeos e o colesterol ruim no sangue. O aumento do colesterol positivo melhora a saúde do coração, prevenindo doenças e derrames. O consumo de sementes de chia pode diminuir a pressão sistólica e diastólica.

Benefícios da Chia Para Controlar os Níveis de Açúcar no Sangue: As sementes de Chia são consideradas um tratamento natural para diabetes tipo 2. Reduz a resistência à insulina e diminui os altos níveis de insulina no sangue. A combinação de fibras solúveis e insolúveis retarda a taxa em que os carboidratos complexos são digeridos e assimilados pelo organismo. Isso retarda a conversão de carboidratos no açúcar, estabilizando o açúcar no sangue. A semente de chia tem um índice glicêmico extremamente baixo, o que ajuda na diminuição da taxa na qual os carboidratos são convertidos em açúcar.

Benefícios da Chia Para dar Mais Energia: Os níveis equilibrados de açúcar no sangue não apenas diminuem a possibilidade de diabetes tipo 2,como também fornecem energia constante para execução das atividades do dia-a-dia. A combinação de proteínas, vitaminas e minerais garante que os níveis de energia permaneçam firmes ao longo do dia. Uma colher de sopa de sementes de chia fornece energia por quase 24 horas. Também ajuda os atletas a terem um melhor desempenho por um período mais longo.

Benefícios da Chia Para Ajudar na Regeneração Muscular e Tecidual: Os ácidos graxos essenciais presentes nas sementes de chia estimulam o metabolismo, promovendo a massa muscular magra. As sementes de chia promovem a regeneração de músculos e tecidos danificados. Contém proteínas e aminoácidos equilibrados que ajudam no mantimento da massa muscular magra.

Benefícios da Chia Como Anti-inflamatório Natural: Em um estudo, os pacientes que consumiram sementes de chia regularmente relataram uma redução da inflamação e dor em apenas algumas semanas. As altas concentrações de ácidos graxos ômega 3 lubrificam as articulações, mantendo-as flexíveis. Os ácidos graxos ômega 3 se convertem em prostaglandinas, proporcionando efeitos anti-inflamatórios e alívio da dor.

Benefícios da Chia Para Ajudar na Perda de Peso: As sementes de chia adicionam volume aos alimentos, sem proporcionar calorias extras. Também contém minerais, como o boro, o magnésio e outras vitaminas que impedem o consumo de alimentos. A combinação de proteína, fibra e as ações de gelificação da semente de chia mantê-lo saciado, reduzindo os desejos por comida entre as refeições. As sementes de chia combatem a resistência à insulina, o que pode aumentar a gordura da barriga. Também contém triptofano, um aminoácido que regula o apetite e o sono. Consuma um punhado de sementes de chia todos os dias para perder peso.

Benefícios da Chia Para Como Fonte em Proteína de Alta qualidade: A semente de chia é a maior fonte de proteína completa baseada em plantas. Ela fornece cerca de 20% da proteína, que é muito maior do que a proteína presente no trigo e no arroz. Contém estrôncio, o que ajuda na assimilação de proteínas.

Benefícios da Chia Como Fonte em Antioxidantes: As sementes de chia são uma excelente fonte de antioxidantes. Contém 20% mais antioxidantes que os mirtilos frescos. Contém antioxidantes, como o ácido cromogênico, a quercetina, o ácido cafeico, a miricetina e os glicosídeos de kaempferol flavonóis. Os antioxidantes impedem o dano dos radicais livres. Os radicais livres muitas vezes causam a inflamação e envelhecimento prematuro da pele.

Benefícios da Chia Para o Cérebro: As sementes de chia melhoram a função do cérebro. Os ácidos graxos essenciais nas sementes de chia tornam as membranas celulares mais flexíveis e eficientes. Também torna os nutrientes mais facilmente disponíveis, proporcionando uma transmissão do nervo mais eficiente. Isso ajuda no melhoramento da capacidade de memória e concentração.

Benefícios da Chia Para Saúde dos Ossos: Uma única porção de sementes de chia fornece 18% do valor diário recomendado de cálcio. Isso é muito benéfico para mantimento da saúde dos ossos e prevenção da osteoporose. Contém quantidades elevadas de cálcio e também é uma fonte de boro. O boro é um mineral fundamental que acelera a taxa em que o cálcio é absorvido no corpo.

Benefícios da Chia Para Reduzir a Inflamação: Os altos níveis de ácidos graxos essenciais nas sementes de chia fornecem propriedades anti-inflamatórias. Ele ajuda na absorção de vitaminas lipossolúveis e reduz a proteína C-reativa, um marcador de inflamação. As propriedades anti-inflamatórias das sementes de chia são muito benéficas para pacientes artríticos. Isso ajuda a reduzir a rigidez das articulações e a dor.

sementes de chiaBenefícios da Chia Para Ajudar na Digestão: As sementes de chia são uma excelente fonte de fibra alta. 2 colheres de sopa de sementes de chia fornecem 10 gramas de fibra, totalizando um terço do consumo diário recomendado de fibras. Contém fibra tanto solúvel e insolúvel. Tomar sementes de chia regularmente varre as toxinas e os resíduos do estômago, desintoxicando o sistema naturalmente. A fibra solúvel em sementes de chia atua como um pré-biótico, alimentando as boas bactérias no sistema digestivo. Também ajuda na assimilação de outros alimentos. As ações de inchaço das sementes de chia ajudam a limpeza e alivio do cólon, fortalecendo a ação peristáltica.

Benefícios da Chia Para Prevenir Diverticulite/Diverticulose: Alimentos altamente processados e refinados contribuem para o risco de diverticulite. A fibra insolúvel presente nas sementes de chia mantém o alimento movendo-se suavemente através do sistema digestivo. A fibra solúvel e o revestimento de gel das sementes de chia mantêm o cólon hidratado e assegura o movimento dos alimentos.

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Sobre o autor | Website

Sou formado em medicina pela USP no ano de 2012. Atuo na área de estudo e orientação inicial de doentes; Coordenação de exames de saúde regular; Diagnóstico e tratamento de grande parte das doenças de adultos; Acompanhamento e tratamento de doentes crônicos; Orientação de pacientes que apresentam quadros complexos, com patologias raras e múltiplas, juntamente com a participação de outros especialistas, quando for necessário; Integração final de dados clínicos e exames complementares, decorrentes da observação dos pacientes por outro especialista. Atualmente sou Clinico Geral residente no Hospital Regional de Cotia e Editor no site "Dicas de Musculação" onde tenho participação com comentários, e criação de artigos relacionados a saúde.

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