Dicas de Saúde Leandro Almeida

Os 20 Alimentos Para Manter seus Rins Saudáveis!

Revisado por

Graduado em Nutrição!

Especialista do Dicas de Musculação

Os 20 Alimentos Para Manter seus Rins Saudáveis!
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Os Alimentos Para Manter seus Rins Saudáveis possuem uma grande quantidade de nutrientes que são essenciais para uma boa saúde geral do rins. Além disso, os rins são órgãos extremamente importantes. Esses filtros naturais ajudam na remoção da Água extra e toxinas do sangue, estimulam a produção de RBC e controlam a pressão sanguínea . Mas, infelizmente, a maioria das pessoas não cuidam desses órgãos vitais. De acordo com a National Kidney Foundation, milhões de pessoas são afetadas pela doença renal. Além do alto custo do tratamento, este problema causa uma dor excruciante em seu corpo. Então, comece a cuidar agora. Aqui está o que você deve comer, beber e evitar para manter seus rins saudáveis. Então, veja agora Os 20 Alimentos Para Manter seus Rins Saudáveis:

Manter seus Rins SaudáveisÁgua: A Água é uma boa alternativa de Alimentos Para Manter seus Rins Saudáveis, pois a Água é uma poção milagrosa. Tem o poder de trazer sua saúde de volta. A quantidade de Água recomendada diariamente é de 8 copos para mulheres e 13 para homens. É melhor consultar seu médico para entender quantos copos de Água você deve beber por dia, dependendo da condição dos rins e da atividade diária.

Repolho: O repolho é uma dos principais Alimentos Para Manter seus Rins Saudáveis, pois o repolho é um vegetal de folhas cheias de fitoquímicos. Os antioxidantes presentes nele ajudam na eliminação dos radicais livres nocivos no corpo, reduzindo assim o risco de câncer, doenças cardiovasculares e disfunção renal. O repolho é uma rica fonte de vitaminas e minerais.

Pimentão Vermelho: O pimentão vermelho é um dos melhores Alimentos Para Manter seus Rins Saudáveis, pois os pimentões vermelhos são bons para a saúde renal, pois são baixos em potássio.

Eles também adicionam cor e gosto ao prato, juntamente com as Vitamina C, vitamina B6, Vitamina A, ácido fólico e fibras. Os pimentões vermelhos contêm o licopeno que oferece proteção contra alguns tipos de câncer. Você pode adicionar pimentões vermelhos ao atum, salada de frango ou apenas  consumi-lo cru.

Cebola: A Cebola é uma boa opção de Alimentos Para Manter seus Rins Saudáveis, pois o cheiro da Cebola é um pouco incomodo, mas elas mantém seus rins funcionando corretamente. Elas contêm flavonoides e quercetina que impedem a deposição de material gordo nos vasos sanguíneos.

A quercetina é um antioxidante que pode reduzir o risco de doença cardíaca e câncer. As cebolas são amigas dos rins e baixas em potássio. Eles também contêm cromo que ajuda na metabolização de gorduras, proteínas e carboidratos.

Aspargos: Na lista dos Alimentos Para Manter seus Rins Saudáveis,os aspargos não poderia ficar de fora, pois os espargos são baixos em calorias e carregados com Vitamina A, Vitamina K e Vitamina C. Em ratos hipertensos, os aspargos demonstraram preservar a função renal.

Mas é um pouco alto em minerais como potássio, Cálcio e Fósforo. Então, você deve falar com seu médico antes de consumir aspargos. Você pode grelhar ou branquear com outros alimentos para jantar ou almoçar.

Alho: O Alho são uma boa alternativa de Alimentos Para Manter seus Rins Saudáveis, pois assim como as cebolas, o Alho tem um cheiro pungente. No entanto, é uma das ervas medicinais mais potentes.

Além disso, ajuda no melhoramento do sabor dos alimentos aos quais é adicionado. Os pesquisadores encontraram evidências significativas de que o suco de Alho, juntamente com a metformina (um remédio prescrito para pacientes com diabetes tipo 2), apresentaram efeitos renoprotetores.

Couve-Flor: Se você nunca adicionou a couve-flor na sua lista de Alimentos Para Manter seus Rins Saudáveis, é hora de adicioná-lo, pois a couve-flor é um alimento super cruciferante renal que é uma rica fonte de Vitamina C, folato e fibra. Também contém compostos que são importantes para o fígado e neutralizam substâncias tóxicas no organismo. A couve-flor pode ser consumida fervida, escaldada, crua ou em saladas.

Manter seus Rins SaudáveisMaçã: Se você ainda não ouviu falar, a Maçã é um dos melhores Alimentos Para Manter seus Rins Saudáveis, pois a Maçã é uma rica fonte de vitaminas, minerais e fibras. Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam na diminuição do colesterol ruim, doenças cardíacas, câncer e diabetes.

Uma vez que o diabetes está intimamente relacionado com a insuficiência renal, o consumo de Maçãs pode ajudar na proteção de problemas renais. As Maçãs podem ser comidas cruas ou cozidas. Você também pode fazer uma bebida saborosa.

Oxicoco: O oxicoco é um dos melhores Alimentos Para Manter seus Rins Saudáveis, pois o suco de oxicoco é um remédio caseiro popular para a infecção do trato urinário (UTI). Devido às suas propriedades antioxidantes, é um ótimo antibiótico natural que previne qualquer crescimento bacteriano no trato digestivo ou nos rins.

Uma pesquisa mostrou que os oxicoco tinham potencial de tratar os cálculos renais causado pelo Cálcio. Sempre consuma oxicoco frescos ou use produtos frescos para fazer suco. No entanto, não beba demais para evitar o excesso de trabalho nos rins.

Peixe Gordo: O peixe gordo é uma boa opção de Alimentos Para Manter seus Rins Saudáveis, pois o peixe é uma fonte de alta qualidade de proteínas e ácidos graxos poliinsaturados (PUFA).

Entre os componentes de PUFA estão os ácidos graxos ômega-3, que são benéficos para reduzir a inflamação, eliminar os radicais livres de oxigênio, prevenir doenças cardíacas, baixar o colesterol LDL e proteger os rins. Os pesquisadores descobriram que o consumo de PUFA de peixe pode retardar a progressão da doença renal.

Sementes de Abóbora: As sementes de abóbora é uma boa alternativa de Alimentos Para Manter seus Rins Saudáveis, pois carregados com fibra dietética, Vitamina E, Zinco, Proteína, Cobre e ferro, as sementes de abóbora foram cientificamente comprovadas para diminuir o risco de pedras da bexiga. Como as sementes também são altas em Fósforo e podem aumentar os níveis de potássio em seu corpo, fale com seu médico antes de consumi-las caso tenha problemas renais.

Suco de Limão: O suco de limão é uma dos principais Alimentos Para Manter seus Rins Saudáveis, pois o suco de limão tem potencial de ajudar no tratamento de problemas renais. A Vitamina C e o ácido cítrico ajudam no controle do pH interno, promovendo uma melhor saúde e maior imunidade. Beba o suco de limão pela manhã ou antes do almoço. Dilua em um copo de água e não adicione açúcar refinado.

Framboesas: As framboesas é um dos melhores Alimentos Para Manter seus Rins Saudáveis, pois as framboesas contêm ácido elágico que neutraliza os radicais livres prejudiciais no corpo humano.

Vários médicos especialistas recomendam framboesas para pacientes com doença renal em diálise e transplante. A cor vermelha indica que estas bagas contêm antocianinas, e também são uma boa fonte de fibra dietética, Vitamina C, Manganês e folato. As framboesas também são úteis na prevenção do crescimento de células cancerígenas.

Batata Doce Roxa: A batata doce roxa é uma boa opção de Alimentos Para Manter seus Rins Saudáveis, pois como mencionado anteriormente, insuficiência renal está intimamente relacionada com a diabetes. E o diabetes está ligado a maus hábitos alimentares e à obesidade.

Então, caso seja obeso, seus rins podem ficar afetados. Neste contexto, os pesquisadores realizaram experimentos alimentando ratos de laboratório obesos com batatas-doces roxas e descobriram que ajudaram na diminuição da inflamação e o peso corporal. Isso, por sua vez, poderia ajudar na prevenção da disfunção renal.

Mirtilos: Os mirtilos são embalados com antioxidantes que ajudam na limpeza das toxinas do corpo. Eles são ricos em nutrientes que podem reduzir a inflamação. Os pesquisadores descobriram que os mirtilos poderiam ajudar na inibição das vias de sinalização que levam à insuficiência renal em animais com síndrome metabólica. Então, adicione em seu café da manhã para perder peso e proteger seus rins.

Morangos: Os Morangos são uma rica fonte de antioxidantes, Vitamina C, Manganês e fibras. Eles têm propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas e são uma boa escolha para um coração e rins saudáveis. No entanto, sua contribuição para melhorar a saúde renal é contestada. Então, fale com seu médico antes de consumi-los.

Cerejas: As cerejas são uma rica fonte de antioxidantes e fitoquímicos que ajudam a proteger o coração e os rins. Consumindo-os diariamente ajuda a reduzir a inflamação no corpo, especialmente nos rins.

Uvas Vermelhas: As Uvas vermelhas são carregadas com um composto polifenólico natural conhecido como resveratrol, que oferece muitos benefícios para a saúde, como melhorar a saúde do coração e proteger os rins.

O resveratrol ajuda no melhoramento das lesões renais, como lesões de isquemia-perfusão, lesões induzidas por drogas, nefropatia diabética, etc. Então, consuma Uvas vermelhas em quantidades adequadas para aumentar a saúde de seus rins.

Manter seus Rins SaudáveisCouve: A Couve é uma rica fonte de nutrientes que regulam os níveis de açúcar no sangue pós-prandial. Uma vez que o diabetes está intimamente relacionado com a insuficiência renal, o consumo de Couve pode ajudar em casos da diabetes e da nefropatia diabética. No entanto, você deve conversar com seu médico antes de consumir Couve, especialmente se estiver sofrendo de doença renal.

Melancia: A Melancia é carregada com um potente antioxidante – licopeno. Isso ajuda na eliminação dos radicais livres presente no oxigênio, prevenindo assim a lesão renal. Mas não consuma Melancia em quantidades enormes. Fale com seu médico antes de consumi-lo caso sofra de doença renal.

Alimentos que Devem ser Evitados: Os principais alimentos que deveremos evitar para manter seus rins saudáveis incluem:

  • Nozes e sementes
  • Manteiga de amendoim
  • Lentilhas
  • Feijões secos
  • Bananas
  • Espinafre
  • Carne vermelha
  • Alimentos com alto teor de sódio
  • Laticínios
  • Adoçantes artificiais
  • Cafeína
  • Bebidas gaseificadas
  • Frango com pele
  • Tomate
  • Arroz selvagem e marrom
  • Chá gelado enlatado ou engarrafado
  • Pão e massa de trigo integral
  • Laranja
  • Batata
  • Álcool

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Sobre o autor | Website

Olá, meu nome é Leandro Cardoso de Almeida sou graduado no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 2011 e Mestre em Nutrição Clínica pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Portugal. Atualmente atendo em consultório particular no Brasil e atuo como editor no site Dicas de Musculação.

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