Dicas de Saúde Nutrição Ana Karolynne Goncalves

Os 16 Benefícios do Ferro Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os 16 Benefícios do Ferro Para Saúde
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Os 16 Benefícios do Ferro Para Saúde são diversos, pois o Ferro é um nutriente que possui um papel muito importante para a saúde do ser humano. Além do que, o Ferro, ao lado do cálcio e do Colesterol são três dos principais indicadores que a pessoa deveria atentar em sua dieta. Ele é um componente vital da hemoglobina, o pigmento vermelho do sangue que transporta oxigênio para as células e retira delas o dióxido de carbono, participando assim da produção e liberação de energia no corpo.

O Ferro atua também na síntese de importantes moléculas orgânicas. Ele é essencial no processo de crescimento e desenvolvimento do organismo. Por isso, a manutenção das taxas normais de Ferro é fundamental para a sobrevivência e para o perfeito funcionamento do organismo humano. Não fica difícil assim entender sua enorme importância para os praticantes de atividade física.Ferro

A carência de Ferro é denominada anemia Ferropriva ou anemia por carência de Ferro. Toda atenção é deve ser tomada porque o Ferro é um dos principais nutrientes em déficit nas pessoas de todo o mundo contribuindo significantemente para a redução da capacidade de trabalho. Se por um lado isso ocorre porque muitas pessoas/famílias não dispõem de recursos financeiros para adquirirem os alimentos necessários à sua sobrevivência, por outro acontece também porque podem desconhecer sobre a importância dos alimentos que são as fontes mais ricas de Ferro. Então confira agora Os 16 Benefícios do Ferro Para Saúde:

Benefícios do Ferro Para Evitar a Queda de Cabelo: Um estudo da European Journal of Dermatology comprovou que mulheres sem o devido nível de Ferro no sangue são mais propensas para a perda de cabelo (as mulheres do estudo não estavam no período da menopausa). Além de evitar esse problema, o Ferro também melhora a textura dos fios, deixando mais nutridos e sedosos.

Benefícios do Ferro Para Formação de Hemoglobina: A formação de hemoglobina é a principal função deste mineral. Não só isso, uma vez que o Ferro é uma parte da hemoglobina, que dá o tom escuro de vermelho para o sangue e também auxilia no transporte de oxigênio para as células do corpo. A hemoglobina adicional é de vital importância porque os seres humanos tendem a perder sangue de várias maneiras, através de lesões, tanto internos como externos. Mais notavelmente, as mulheres perdem quantidades consideráveis de sangue a cada mês durante os seus anos de menstruação, que é uma das principais razões por que as mulheres são mais propensos a sofrer de anemia do que os homens.

Benefícios do Ferro Para Combate à Anemia: Um dos principais Benefícios do Ferro, uma vez que ele é um dos principais componentes dos glóbulos vermelhos. Quanto maior a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue, melhor será o transporte de nutrientes e oxigênio para todo o organismo e a sua falta caracteriza o quadro de anemia ferropriva.

Benefícios do Ferro Para Saúde dos Homens: Os homens devem receber o seu Ferro a partir de fontes de alimento somente, e não a partir de suplemento de Ferro. Isto é porque o corpo de um homem pode absorver o Ferro de forma mais eficiente a partir de fontes naturais. Considerando que, as mulheres perdem Ferro muito facilmente através da perda de sangue experimentado através de menstruação.

Benefícios do Ferro Para  Combater o Cansaço: Hora de jogar o cansaço e a preguiça para longe! Se você anda se sentindo sonolenta, como se nada fosse capaz de recuperar as suas energias, hora de apostar nos alimentos ricos em Ferro. “Se você não possui Ferro o bastante no seu organismo, ele se vê obrigado a fazer um esforço maior para obter a energia de que precisa para funcionar bem. É esse exercício extra que faz você sentir sono, falta de foco e vários outros sintomas relacionados à fadiga”, afirma Emma. Hora de dar uma passadinha no mercado.

Benefícios do Ferro Para Combater a Insônia: O Ferro também é útil no tratamento de insônia no corpo humano e também melhora os benefícios do sono na vida de um indivíduo.

Benefícios do Ferro Para Síndrome da Perna Inquieta: A Deficiência de Ferro é uma das causas da síndrome das pernas inquietas. A maioria das pesquisas sobre essa síndrome tem se concentrado em Ferro. Os baixos níveis de Ferro no sangue são a principal causa da condição, de modo que a ingestão adequada de suplementos de Ferro em níveis requeridos conforme a recomendação do médico pode curar este problema. Isso está ligado a espasmos musculares, o que pode ser um dos sintomas de deficiência de Ferro.

Benefícios do Ferro Para a Perder Peso: Ferro ajuda as células vermelhas do sangue transportar oxigênio no corpo para funcionar corretamente. É difícil ter a energia para o exercício, sem este elemento, e você facilmente se sentir cansado, atropelar e exausto o tempo todo. Daí exercer com alta energia pode levar a perda de peso. O Ferro é um dos minerais mais importantes que você pode comer para perder peso.

Benefícios do Ferro Para Tratar a Síntese de Neurotransmissores: o Ferro participa ativamente na síntese de uma série de neurotransmissores essenciais, como a noradrenalina, dopamina, juntamente com a serotonina. Estes produtos químicos desempenham papel importante em diferentes atividades que envolvem os neurônios e cérebro humano.

Benefícios do Ferro Para dar Brilho Para a Pele: A falta desse mineral pode causar anemia, que faz com que os níveis de hemoglobina diminuam, resultando na redução dos glóbulos vermelhos. Desse modo o fluxo de oxigênio cai, tornando a pele pálida e rígida com o passar do tempo. Com a ingestão diária, a pele tende a ficar mais brilhante e até mesmo, mais rosada.

FerroBenefícios do Ferro Para Função do Cérebro: O aumento do desenvolvimento do cérebro é também um dos muitos Benefícios do Ferro. Uma vez que o fornecimento de oxigênio no sangue é auxiliado por Ferro e o cérebro utiliza cerca de 20% do oxigênio no sangue, ele está diretamente relacionado com a saúde do cérebro e suas funções. O bom fluxo de sangue no cérebro pode estimular a atividade cognitiva e ajudar a criar novas vias neurais para prevenir distúrbios cognitivos como a demência e doença de Alzheimer, por isso a ingestão de Ferro adequada e sua posterior oxigenação do cérebro é essencial.

Benefícios do Ferro Para a Gravidez: Ajuda do Ferro na formação adequada de hemoglobina, o componente do transporte de oxigênio do sangue em mulheres grávidas e seu feto. As mulheres grávidas devem consumir alimentos ricos em Ferro para o bom crescimento do feto. As mulheres grávidas devem tomar 27 miligramas de Ferro por dia. Os suplementos de Ferro pode dar o melhor resultado quando são consumidos com alimentos que são ricos em vitamina C, como laranja, suco de tomate.

Benefícios do Ferro Para a Concentração: O Ferro, quando consumido em quantidade suficiente na dieta, ajuda na concentração entre os estudantes e profissionais para quem realizem o seu trabalho de forma eficiente.

Benefícios do Ferro Para Melhorar o Apetite: A suplementação de Ferro auxilia no crescimento das crianças e no aumento do apetite. Essa afirmação foi confirmada por um estudo realizado pelo The Journal of Nutrition com crianças quenianas de uma escola primária.

Benefícios do Ferro Para Sistema Imunológico: O Ferro também desempenha um papel chave no fornecimento de forças para o sistema imunitário do corpo humano. Assim, o corpo é feito proficiente suficiente para lutar contra um número de doenças e infecções. Os glóbulos vermelhos são necessários para fornecer oxigênio para os tecidos danificados, órgãos e células. Sem Ferro, não haveria hemoglobina; sem hemoglobina, não haveria oxigênio. O processo de cura precisa de Ferro para acontecer!

Benefícios do Ferro Para Acelera Cicatrização de Feridas: Ele ajuda na formação de glóbulos vermelhos, que é entre outras coisas, responsável pelo transporte de oxigênio pelo corpo, que faz com que as feridas se cicatrizem. Ou seja, quanto mais Ferro, mais rápida será a cicatrização.

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Sobre o autor | Website

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão(UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão(UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

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