Benefícios dos Nutrientes Brenda Lima

Os 14 Benefícios da Niacina Para Saúde

Os 14 Benefícios da Niacina Para Saúde
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Os Benefícios da Niacina Para Saúde são muitos e ela faz parte do grupo de vitaminas que são essenciais para saúde e bom funcionamento do organismo. Além disso, também chamado de vitamina B3, este nutriente é solúvel em água e encontrado em vários alimentos comuns como carne, atum, sementes, cogumelos, etc. É parte das vitaminas do complexo B, que também incluem Tiamina (vitamina B1), Riboflavina (vitamina B2) e outros.

A Niacina é o nome médico da vitamina B3 e vem em 3 formas – ácido nicotínico, niacinamida (também chamada nicotinamida) e hexaniacinato de inositol. É uma vitamina importante e benéfica de várias maneiras – desde a proteção do coração e melhoramento do metabolismo até melhoramento da função cerebral e tratamento com diabetes.

niacinaO ácido nicotínico funciona como um suplemento e é usado para tratamento do colesterol alto e doença cardíaca. A niacinamida pode ajudar no tratamento da diabetes tipo 1, certos problemas de pele e esquizofrenia (não diminui o colesterol, no entanto). Desta forma, certas formas de Niacina oferecem certos benefícios.

Em termos simples, a Niacina ajuda as enzimas a fazer o trabalho delas. Mais especificamente, a Niacina é um dos principais componentes do NAP e NADP, que são duas coenzimas envolvidas no metabolismo celular. Niacina também prepara e repara o DNA e até funciona como antioxidante.

Quais são os Sintomas da Deficiência de Niacina: Esta deficiência ocorre não só quando você não consome a quantidade de Niacina suficiente, mas também quando seu corpo não consegue absorver o triptofano, seu precursor de aminoácidos. A seguir estão os sintomas da deficiência de Niacina:

  • Fadiga;
  • Indigestão;
  • Vômito;
  • Aftas;
  • Depressão;
  • Erupções escamosas na pele expostas à luz solar;
  • Vômitos e diarreia;
  • Apatia;
  • Desorientação;
  • Perda de memória;
  • Boca inchada;

Embora certos benefícios de Niacina tenham evidências contraditórias, esta vitamina melhora a saúde da pele e do cérebro, além de melhorar a digestão e os sintomas da artrite. Então, confira Os 14 Benefícios da Niacina Para Saúde:

Benefícios da Niacina Para Saúde Cardíaca: A Niacina é frequentemente usada para melhorar os níveis de colesterol bom, o que, por sua vez, reduz o colesterol ruim – fortalecendo o coração. A Niacina funciona bloqueando a forma como o seu fígado produz colesterol.

No entanto, a Niacina parece funcionar apenas nas pessoas que já estão tomando medicamentos para o colesterol. E os pesquisadores também afirmam que muitas vezes podem causar efeitos colaterais desconfortáveis e perigosos. Por isso, fale com o seu médico antes de tomar Niacina para o seu coração, pois há provas conflitantes a este respeito.

Niacina Pode Ajudar no Tratamento do Diabetes Tipo 1: Na diabetes tipo 1, o sistema imunológico ataca equivocadamente as células no pâncreas que produzem insulina. A niacinamida pode proteger essas células por um tempo.

Mas precisamos de mais pesquisas para entender como Niacina pode ajudar a longo prazo. A dose elevada de Niacina também reduziu o risco de diabetes tipo 1 em crianças que estavam em risco, mas isso foi resultado de uma pesquisa preliminar.

Benefícios da Niacina Para Saúde da Pele e Cabelo: A Niacina é conhecida por aumentar o teor de água na pele – e isso pode ser conseguido por aplicação tópica de creme de nicotinamida. O creme também foi encontrado para ajudar no tratamento da acne.

A Niacina também tem efeitos benéficos para a rosácea, que é um problema de pele que causa a pele facial vermelha, rubor, pústulas e choques vermelhos.

A Niacina também é conhecida por ter um efeito benéfico sobre o câncer de pele. Estudos demonstraram que ela pode impedir que células pré-malignas se tornem malignas. E falando sobre antienvelhecimento, a Niacina faz parte dele.

Um estudo mostrou que a niacinamida tópica ajudou na diminuição das linhas finas e rugas e outros problemas com elasticidade da pele em relação ao envelhecimento. Alguns relatórios dizem que a Niacina ajuda no melhoramento da saúde dos folículos pilosos.

Benefícios da Niacina Para Aumentar a Função Cerebral: A Niacina é tão importante para o cérebro que a neblina cerebral e outros sintomas psiquiátricos foram associados à sua deficiência. Além disso, uma pesquisa mostrou que algumas formas de esquizofrenia podem ser tratadas com Niacina – pois a vitamina ajuda a desfazer o dano causado ao cérebro.

A Niacina também pode prevenir a perda de memória nos idosos e auxiliar no tratamento da Depressão. Pode manter o cérebro saudável no caso da doença de Alzheimer. No entanto, os resultados foram misturados.

Benefícios da Niacina Para o Tratamento da Artrite: De acordo com a Fundação da Artrite, a niacinamida pode melhorar a osteoartrite através da supressão da inflamação. No entanto, a informação aqui é limitada e nós aconselhamos você a conversar com seu médico.

Niacina Ajuda no Tratamento da Pelagra: A pelagra é uma condição que ocorre devido a insuficiente Niacina (ou triptofano) na dieta. Esta doença é mais comum nas partes do mundo onde as pessoas consomem muito milho.

Isso afeta a pele, o sistema digestivo e o cérebro. Uma vez que a pelagra é causada por deficiência de Niacina, é óbvio que suplementar a Niacina pode ajudar no tratamento da doença.

Benefícios da Niacina Para Tratar a Disfunção Erétil: Estudos concluíram que a Niacina pode melhorar a capacidade dos homens de manter uma ereção caso sofra de disfunção erétil.

Uma vez que é apenas uma vitamina, os especialistas sentem que usar a Niacina é uma maneira simples e segura de tratar a disfunção erétil e a impotência. Além disso, a disfunção erétil pode ser causada por inflamação dos vasos sanguíneos.

Caso já esteja tomando medicação para tratar a disfunção erétil, fale com seu médico antes de tomar a Niacina. Isso ocorre porque o primeiro geralmente pode diminuir os níveis de pressão arterial, assim como a Niacina. Ambos, em combinação, podem reduzir demais a sua pressão arterial.

Benefícios da Niacina Para Tratar a Insônia: Embora tenhamos evidências limitadas, certos estudos sugerem que a Niacina pode aumentar o sono REM (Movimento Rápido dos Olhos, que é o estado profundo do sono).

Benefícios da Niacina Para Tratar a Sensibilidade ao Sol: A fotodermatite, um problema relacionado à sensibilidade ao sol, é causada por uma deficiência de Niacina. A pelagra, a doença causada por Niacina insuficiente, também está ligada à sensibilidade ao sol. Não só isso, a Niacina foi identificada por ter efeitos preventivos contra o câncer de pele, uma doença cuja probabilidade aumenta com a sensibilidade ao sol.

Niacina Pode Prevenir Doença de Movimentos: Um relatório diz que a Niacina pode ajudar a prevenir o enjoo. Mas consulte o seu médico para garantir essa afirmação.

Benefícios da Niacina Para Desintoxicação: Como a Niacina ajuda com a desintoxicação é bastante fascinante. Ela rompe as células de gordura armazenando as toxinas, e libera as toxinas armazenadas e, em última análise, as elimina. Esse fenômeno é chamado de lipólise.

Niacina Aumenta Energia: A Niacina é bastante importante para o corpo quando se trata de gerar energia. Sem a vitamina, seu corpo simplesmente não pode converter a proteína, carboidratos e gordura em energia utilizável. A Niacina é uma das vitaminas B que ajudam a extrair energia dos alimentos consumidos. Também ajuda na formação de glóbulos vermelhos.

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Benefícios da Niacina Para Promover a Longevidade: Minhocas alimentadas com suplementos alimentares de Niacina viveram mais tempo durante um estudo. O estudo diz que a Niacina engana o corpo fazendo com que acredite que está se exercitando, mesmo que não esteja.

Na verdade, esses compostos são chamados de miméticos de exercício – dos quais a Niacina é uma. A via metabólica iniciada pela Niacina em lombrigas é semelhante à dos organismos superiores, e isso também pode incluir os seres humanos.

Benefícios da Niacina Para Digestão: A Niacina desempenha um papel na degradação de carboidratos, gorduras e álcool – que é uma função importante do trato digestivo. Além disso, alguns dos sintomas da deficiência de Niacina incluem desconforto abdominal e constipação.

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Sobre o autor | Website

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dicas de Musculação para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

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