Dicas de Saúde Ana Karolynne Goncalves

10 Benefícios do Suco de Cajá – Para que Serve e Propriedades do Suco de Cajá!

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Os Benefícios do Suco de Cajá Para Saúde. Além disso, o Suco de Cajá é rico em nutrientes que colaboram com a saúde e bem estar, beneficiando nosso organismo. O cajá é um fruto encontrado no Norte e no Nordeste do Brasil, sua origem natural é da América Central. É uma fruta em forma oval e cilíndrica, de até 10 cm, pode pesar até 100 gramas. Apresenta a casca lisa e fina, de cor alaranjada ou vermelha, tem sabor agridoce, polpa suculenta e de ótimo aroma, não é consumido ao seu natural.

Benefícios do Suco de Cajá

O extrato das folhas e ramos do cajazeiro contém taninos elágicos, compostos fenólicos responsáveis pela característica adstringente do cajá. Os taninos são antissépticos que protegem a planta, sendo capazes de exercer controle sobre bactérias gram negativas e positivas.

Valor Nutricional do Suco de Cajá: O Suco de Cajá é uma grande fonte das vitamina A, B e C, trazendo para o organismo, inúmeros benefícios. A vitamina A, por exemplo, faz bem para a pele e mucosas, além de ser importante para a visão e ter capacidade funcional dos órgãos reprodutivos. Pode também ser útil para a prevenção da famosa TPM. A vitamina B, garante também a saúde da pele, regula o apetite, melhora o metabolismo do organismo e previne doenças do sistema nervoso. Já a vitamina C, a mais conhecida pela maior parte da população é uma fruta antioxidante trabalha no combate dos radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento e pelo câncer, além de prevenir resfriados e gripe. Então, confira Os 10 Benefícios do Suco de Cajá Para Saúde:

Benefícios do Suco de Cajá Para Prevenir a Anemia: O Suco de Cajá é uma grande fonte de ferro, que ajuda a prevenir a anemia. A doença reduz consideravelmente o número de células vermelhas e saudáveis no sangue, dificultando a circulação e a distribuição de oxigênio para os órgãos. A principal característica da anemia é a fraqueza e a fadiga, para isso, é indicado o consumo de alimentos ricos em ferro e de preferência, combinados com a vitamina C, aumentando a absorção do mineral.

Benefícios do Suco de Cajá Para Perda de Peso: O Suco de Cajá pode ser um amigo que lhe aproximará da boa forma que você tanto deseja. Sim, o Suco de Cajá pode ajudar você a emagrecer. A fruta é rica em fibras, e estas assumem um papel importante, pois possibilitam o funcionamento regular do intestino, contribuindo para que você elimine as toxinas indesejáveis do corpo.

O Suco de Cajá pode proporcionar sensação de saciedade, o que evitará que você consuma porções de comida com excesso calórico, assim respeitando as suas necessidades. A sensação de saciedade é muito importante no processo de perda de peso, pois os casos de ansiedade e compulsão alimentar são mais comuns que imaginamos.

Benefícios do Suco de Cajá Por ser Rico em Beta Carotenos: O Suco de Cajá é uma fonte rica de carotenoides e beta-criptoxantina, os quais podem contribuir com a sua saúde de modo geral. A beta-criptoxantina nada mais é que uma provitamina, a qual apoia que seu corpo produza retinol, nome alternativo para a vitamina A. Reconhecer os carotenoides entre os benefícios do Suco de Cajá é destacar a ação eficiente para a saúde no crescimento dos ossos, visão, além de aumentar a imunidade por meio do desenvolvimento de células brancas do sangue. Vale ressaltar que o beta-criptoxantina é um carotenoide solúvel em gordura.

Benefícios do Suco de Cajá Para Saúde dos Ossos: O fornecimento regular de Cálcio prepara seus ossos para diferentes adversidades, eles podem melhor responder aos estímulos, e a possibilidade de torções e lesões é reduzida significativamente. A vitamina A também apoia o estado saudável dos ossos de seu corpo. Mais um dos benefícios do Suco de Cajá é auxiliar no combate à osteoporose.

Benefícios do Suco de Cajá Para Saúde Bucal: Um dos principais contribuintes para os ossos e dentes se manterem fortes, o Cálcio pode ser encontrado em abundância no Suco de Cajá. Adotar uma dieta equilibrada contando com a presença dessa fruta pode ser o diferencial que você esperava para ter ossos mais saudáveis e um sorriso que evidencia toda sua saúde.

Benefícios do Suco de Cajá Para Combater os Radicais Livres: O Suco de Cajá é responsável por dar um “up” na nossa saúde cardiovascular. Extremamente rico em vitamina C, essa substância age como antioxidante natural, protegendo o organismo dos radicais livres e prevenindo as doenças cardiovasculares como o AVC, derrame, infarto, por exemplo.

Benefícios do Suco de Cajá Para Hipertrofia Muscular: Os melhores nutrientes responsáveis por auxiliar na atuação das moléculas de ATP são encontrados no Suco de Cajá. O Suco de Cajá é repleto de Fósforo, mineral importantíssimo para a contração muscular, ou seja, ao ser incorporada na dieta ela pode ser muito eficiente para hipertrofia e ganho de Massa Muscular, já que contribui com a saúde dos músculos.

Benefícios do Suco de Cajá Para Prevenir a TPM: O Suco de Cajá pode assumir um papel importante sobre os hormônios femininos. Sabemos que o ciclo menstrual é repleto de variações de humor, e o Suco de Cajá aparece como fonte de vitamina A,B, C e muitos minerais importantes. A combinação de nutrientes contida na fruta pode reduzir as oscilações de humor comuns nos períodos de TPM.

Benefícios do Suco de Caja

Benefícios do Suco de Cajá Para Prevenir Doenças Cardiovasculares: O sistema cardiovascular pode ser um dos afetados pelos benefícios do Suco de Cajá, pois estudos identificaram a eficiência de antioxidantes contidos na fruta. As pesquisas demonstraram que o cajá é naturalmente rico em antioxidantes, se comparados a medicamentos destinados a tratamentos do coração. Ainda foi possível descobrir que a fruta é capaz de reduzir os níveis de colesterol total.

Benefícios do Suco de Cajá Para Prevenir a Osteoporose: O Suco de Cajá possui muitos princípios ativos como o Cálcio, magnésio, potássio, minerais fundamentais na prevenção da osteoporose e de outras enfermidades que podem afetar os nossos ossos ou músculos. O potássio também apresenta melhorias na nossa saúde circulatória, ajudando na circulação sanguínea e prevenindo o entupimento de artérias.

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Sobre o autor | Website

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão(UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão(UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

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