Dicas de Saúde Wanessa Mattos

Os 10 Benefícios da Acácia Para Saúde

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dicas de Musculação

Os 10 Benefícios da Acácia Para Saúde
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Os Benefícios da Acácia Para Saúde são grandiosos, pois a acácia possui propriedades que ajudam no tratamento e no combate de várias doenças do corpo. Além disso, a acácia tem sido usada em medicamentos, ingredientes de cozimento, ferramentas e trabalhos de madeira por séculos. Tem uma longa história em civilizações tão antigas como os egípcios e as tribos aborígenes da Austrália. Esses reinos e tribos usaram a acácia de formas surpreendentemente diversas, desde fazer sobremesas até o tratamento de hemorroidas.

Beneficios da AcaciaA primeira espécie já descoberta recebeu o nome de Acacia nilotica pelo cientista sueco Carl Linnaeus nos anos 1700 e, desde então, cerca de mil espécies foram adicionadas ao gênero Acácia. A acácia ainda se senta em prateleiras de supermercados em formas esmagadas, trituradas e inteiras. O nome Acacia refere-se a um gênero de planta que inclui muitos tipos diferentes de plantas, como árvores e arbustos.

Eles podem ser usados ​​em uma variedade de aplicações. A acácia que você pode comprar hoje pode vir de uma ou mais dessas espécies. Na maioria das vezes, a acácia em alimentos ou remédios é Acacia senegal (L.) Willd . Este tipo de acácia é geralmente em forma de goma, e dirá goma de acácia em etiquetas e embalagens. Agora, confira Os 10 Benefícios da Acácia Para Saúde.

Benefícios da Acácia Para Aliviar Dor e Irritação: A goma de acácia tem uma textura naturalmente pegajosa. Os materiais com esta propriedade são frequentemente utilizados para reduzir a irritação e a inflamação. A goma mostrou ser especialmente eficaz para aliviar o desconforto no estômago ou na garganta.

Benefícios da Acácia Para Curar Feridas: A acácia é freqüentemente usada em tratamentos tópicos para ajudar a curar feridas. Médicos, cientistas e pesquisadores acreditam que esse efeito pode ser devido a alguns de seus produtos químicos, como alcaloides, glicosídeos e flavonoides. Em um estudo, uma espécie de acácia conhecida como Acácia caesia foi testada em ratos como parte de um tratamento tópico de feridas. Isso levou a cicatrização de feridas mais rápida do que o tratamento padrão.

Benefícios da Acácia Para Promover a Saúde Bucal: O extrato de uma espécie de acácia conhecida como Acácia catechu, às vezes chamado de khair preto, pode ser usado em produtos dentários como enxaguantes para evitar gengivite. A acácia em pó também pode ser usada em um tipo de pasta de dentes à base de plantas que tenha demonstrado que limpa os dentes sem ser muito abrasivo na superfície dos dentes. Um estudo mais antigo de 1999 mostrou que este pó de dente com ervas limpou e limpou bem mais de dois terços da placa do dente e quase 100 por cento em alguns casos.

Acácia é um Boa Fonte de Fibra: Acacia gum contém fibras dietéticas solúveis em água (WSDF) que não são apenas fibras boas para a sua dieta, mas também são úteis para manter o seu colesterol sob controle. Um estudo mostrou que tomar 15 gramas de goma de acácia em forma líquida todos os dias ajudou a controlar a concentração de colesterol no plasma no sangue.

Embora publicado em 1992, este é o estudo mais abrangente sobre os efeitos da goma arábica no sangue até o momento. WSDF também pode ajudá-lo a manter um peso saudável e é bom para a saúde cardiovascular geral.

Benefícios da Acácia Para Reduzir a Gordura Corporal: Acacia gum tem o potencial de manter seu peso em uma faixa saudável, além de reduzir sua gordura corporal total. Em um estudo envolvendo 120 mulheres, 60 mulheres tomaram 30 gramas por dia de goma de acácia durante seis semanas, enquanto as outras 60 tomaram um placebo contendo apenas 1 grama de pectina. Os resultados mostraram que as mulheres que tomaram a goma de acácia reduziram o índice de massa corporal. A porcentagem de gordura corporal também foi reduzida em mais de 2%.

Benefícios da Acácia Para Reduzir Tosse e Dor de Garganta: Como é sabido aliviar a irritação e a inflamação, a acácia também pode ajudar a controlar a tosse. As propriedades da goma de acácia permitem que ele seja usado em soluções para revestir sua garganta e proteger o muco na garganta da irritação. O uso de acácia para tosse pode impedir a garganta de se tornar dolorida, bem como aliviar ou prevenir sintomas, inclusive a perda de sua voz.

Acácia Restringe a Perda de Sangue: A planta Acacia greggii, pode ser usada para ajudar a impedir o fluxo sanguíneo em cortes, feridas e outros cortes superficiais. Verter um chá com infusão de acácia em cortes é um remédio especialmente eficaz. Isso pode ser útil para parar o sangramento pesado e a lavagem das bactérias do corte.

Benefícios da Acácia Para Estômagos Sensíveis: Infelizmente, alguns tipos de suplementos de fibras (e até mesmo alimentos ricos em fibras) podem levar a gases desconfortáveis ​​e inchaço. Você vê, as bactérias benéficas em seu trato digestivo fermentam a fibra solúvel que você consome, quebrando-a em uma fonte de alimento microbiana e liberando gás no processo. Às vezes, esse excesso de gás pode levar ao desconforto digestivo.

Felizmente, a fibra de acácia fermenta mais lentamente do que outros tipos de fibras. Estudos mostram que as bactérias intestinais fermentam a fibra de acácia bem na parte distal (ou última) do cólon, enquanto a maioria das outras fibras prebióticas são fermentadas imediatamente na primeira seção do cólon, levando a uma liberação repentina de gás. Para pessoas propensas a gás e inchaço, a fibra de acácia revela-se incrivelmente bem tolerada, mesmo em altas doses.

Benefícios da Acácia Para Promover a Perda de Peso: Como uma excelente fonte de fibra solúvel, a acácia ajuda a sentir-se cheia para que você não esteja tentado a buscar lanches pouco saudáveis, em um esforço para conter as ânsias. De fato, absorvendo água no intestino e no estômago para formar um gel que retarda a digestão, a fibra de acácia pode mantê-lo saciado até sua próxima refeição. E, a fibra de acácia retarda a absorção de glicose na corrente sanguínea, ajudando a prevenir influxos rápidos de insulina que podem levar a ganho de peso.

 

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Sobre o autor | Website

Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

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