Dicas de Saúde Alan Costa

O Perigo dos Multivitamínicos Para Saúde que não Deve ser Ignorado!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dicas de Musculação

O Perigo dos Multivitamínicos Para Saúde que não Deve ser Ignorado!
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O Perigo dos Multivitamínicos Para Saúde que todos devem conhecer. Além disso, um número surpreendente de pessoas consome regularmente suplementos vitamínicos. De fato, as estimativas sugerem que mais de metade de todos os americanos tomam algum tipo de suplemento vitamínico ou multivitamínico diariamente. Esta indústria consegue bilhões em todo o mundo sem sinais de desaceleração. Mas as pessoas realmente precisam tomar vitaminas e seu uso estar fazendo mais mal do que bem?

Perigo dos Multivitamínicos Para SaúdeMuitas pessoas tomaram vitaminas desde a infância e, presumivelmente, nunca questionaram o motivo. Um pouco de pesquisa relacionada ao uso desses suplementos de vitaminas mostrou resultados surpreendentes.

Os Suplementos Multivitamínicos são Bons Para Você? Não surpreendentemente. A resposta não está muito clara. Para certas pessoas que são deficientes em uma vitamina, a resposta provavelmente é sim. No entanto, quando se trata de pessoas saudáveis que estão conseguindo as vitaminas suficientes dos alimentos, a resposta é quase definitivamente não.

Inúmeros estudos publicados sugeriram que os suplementos vitamínicos não previnem doenças. Há alguns estudos recentes sugerindo que poderiam até contribuir para o câncer, doenças cardíacas e mortalidade.

Por que as Pessoas Tomam Multivitamínicos? Em 2013, pesquisadores do Gabinete de Suplementos Dietéticos foram a campo em busca de resposta. O estudo coletou dados de cerca de 12 mil adultos que participaram da pesquisa.

Eles descobriram que as pessoas tomaram multivitamínicos por várias razões diferentes:

  • 45% das pessoas que tomaram multivitamínicos disseram acreditar no impacto benéfico para saúde.
  • 33% tomaram multivitamínico para manter a boa saúde.

Apenas 23% tomaram multivitamínicos com base na recomendação médica. Ou sejam, quando os médicos recomendaram um suplemento. Normalmente não é um multivitamínico e, geralmente, é para um problema específico. Eles recomendam o Cálcio para melhoramento da saúde óssea (24%), mas também para saúde e bem-estar (18%). O óleo de peixe é frequentemente recomendado para melhoramento da saúde do coração (12%) ou para complementar a dieta.

De acordo com o autor do relatório, existe um papel claro de certos suplementos dietéticos ajudarem algumas pessoas. O Ácido Fólico, por exemplo, é importante para as mulheres grávidas, cujo pode reduzir o risco de problemas congênitos. A Vitamina D e o Cálcio desempenham um papel fundamental na força óssea e na saúde para as pessoas que precisam disso.

Perigo dos Multivitamínicos Para Saúde

No entanto, quando se trata de multivitamínicos, não há evidências que afirmem se elas realmente beneficiam sua saúde. Dois estudos recentes ilustraram perfeitamente este debate em andamento.

Um estudo descobriu que as multivitamínicos não ajudaram na redução do risco de ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais ou doença cardíaca, como a aterosclerose.

Por outro lado, outro estudo publicado no mesmo ano descobriram que os homens que usavam multivitamínicos diariamente por alguns anos reduziram o risco de desenvolver câncer por uma quantidade pequena, mas não significativa.

As vitaminas são, naturalmente, necessárias para garantir uma boa saúde e não há dúvida de que uma deficiência prolongada dessas vitaminas pode resultar em várias doenças. No entanto, o problema principal é que necessita ser respondido se as multivitamínicos e suplementos vitamínicos são necessários para a grande maioria das pessoas saudáveis. Outra questão importante é se tomar muitas vitaminas suplementares podem ter um efeito oposto.

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Sobre o autor | Website

Sou Formado em Nutrição e Educação Física. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2000, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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