Dicas de Saúde Francisco Silva Costa

Os 7 Benefícios do Painço Para Saúde!

Revisado por

Educação Física pela UGF

Especialista do Dicas de Musculação

Os 7 Benefícios do Painço Para Saúde!
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Benefícios do Painço Para Saúde incluem a sua capacidade de proteger o coração, prevenir diabetes, melhorar o sistema digestivo, reduzir o risco de câncer, desintoxicar o corpo, melhorar a saúde respiratória, impulsionar o sistema imunológico, aumentar os níveis de energia e melhorar o músculo e saúde nervosa.

Benefícios do Painço

O que é Painço?

O Painço pode não ser o tipo mais comum de semente que você espera em sua mesa, mas, na verdade, esse grupo de gramíneas pequenas e semeadas é cultivado em todo o mundo, tanto para alimentação animal quanto para consumo humano. Ela é cultivada principalmente em países em desenvolvimento, mas sua capacidade de crescer em ambientes relativamente severos, áridos e secos a torna uma plantação ideal para muitos países.

Embora existam diferentes variedades de Painços cultivadas em todo o mundo, o cultivo mais comum é o Pennisetum glaucum, também conhecido como milheto. Em termos de história, o Painço provavelmente se originou na África, mas depois se espalhou pela Ásia e pelo Oriente Médio a partir de 10 mil anos atrás. Sua confiabilidade para sobreviver em condições adversas tornou a colheita perfeita e ainda é preferida por essa razão hoje.

A Índia cultiva mais de 8 milhões de toneladas desses grãos todos os anos, seguida pela África e pela China. O Painço pode ser usado como cereal tradicional, e também pode ser usado em mingau, lanches e outros tipos de pão, pois é muito rico em amido, como outros grãos. É também uma fonte muito boa de nutrientes, vitaminas, minerais e compostos orgânicos que podem aumentar significativamente a saúde humana de várias maneiras. Está recebendo atenção nos últimos anos, pois a doença celíaca parece ser um problema maior e mais conhecida. O Painço é isento de glúten, então os pacientes celíacos podem optar como fonte de grãos, em vez de trigo.

Valores Nutricionais do Painço:

O Painço é importante devido ao seu alto conteúdo de nutrientes, incluindo níveis impressionantes de amido, vitamina B, cálcio, ferro, potássio, zinco, magnésio e gorduras. Além disso, há níveis significativos de proteína e fibra dietética também no Painço, o que contribui ainda mais para os benefícios deste importante grão para saúde.

Benefícios do Painço Para Saúde:

Este grão é rico em nutrientes, vitaminas e minerais que proporcionam muitos benefícios. Vamos dar uma olhada neles abaixo:

Protege a Saúde do Coração:

O Painço é um dos melhores grãos possíveis para serem adicionados em à sua dieta, caso queira proteger seu coração. É uma rica fonte de magnésio, que é um importante mineral para reduzir a pressão arterial e o risco de ataque cardíaco ou derrame cerebral, particularmente no caso da aterosclerose. O Painço também é uma ótima fonte de potássio, que mantém a pressão arterial baixa, agindo como um vasodilatador. Reduzir sua pressão arterial e otimizar seu sistema circulatório é uma das melhores maneiras de proteger sua saúde cardiovascular. Além disso, as lignanas vegetais encontradas no painço podem ser convertidas em lignanas animais pela microflora em nosso sistema digestivo e essas lignanas animais têm mostrado proteção contra certas doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas.

Controla os Níveis de Colesterol:

Os níveis de colesterol andam de mãos dadas com a saúde do coração, de modo que os altos níveis de fibras no Painço são um tratamento ideal para redução do colesterol. A fibra dietética elimina o colesterol ruim (colesterol LDL) do sistema, enquanto promove os efeitos do colesterol bom (colesterol HDL).

Painço beneficios

Previne Diabetes:

Diabetes é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O Painço é um alimento básico benéfico em muitos países (onde o diabetes é menos frequentemente encontrado). É, talvez, porque um dos efeitos do Painço é uma chance reduzida de diabetes tipo 2, graças aos níveis significativos de magnésio encontrados. O magnésio é considerado um dos minerais importantes para aumentar a eficiência dos receptores de insulina e glicose no corpo, prevenindo dessa forma a doença. Uma redução de 30% no diabetes foi observada na população que consome uma dieta rica em magnésio.

Ajuda na Digestão:

Assim como a maioria dos alimentos ricos em fibras se orgulha, o Painço pode ajudar na movimentação do sistema gastrointestinal e eliminar problemas como constipação, excesso de gases, inchaço e cólicas. Ao regular seus processos digestivos, você também melhora a retenção de nutrientes e reduz a chance de doenças gastrintestinais mais graves, como úlceras gástricas ou câncer de cólon. A digestão e a eliminação de resíduos também ajudam na otimização da saúde dos rins, do fígado e do sistema imunológico, já que esses sistemas de órgãos estão intimamente relacionados às atividades metabólicas do corpo.

Previne o Câncer:

Pesquisas recentes revelaram que a fibra é uma das melhores e mais fáceis formas de prevenir o aparecimento de câncer de mama em mulheres. De fato, as mulheres podem reduzir suas chances de câncer de mama em mais de 50% comendo mais de 30 gramas de fibra todos os dias. Dado que o câncer de mama é uma das formas mais comuns e mortais de câncer, este é um conselho que toda mulher deve considerar!

Desintoxica o Corpo:

Muitos dos antioxidantes no Painço podem limpar as toxinas do seu corpo. A quercetina, a curcumina, o ácido elágico e várias outras catequinas benéficas podem livrar o seu sistema de quaisquer agentes estranhos e toxinas, promovendo a excreção adequada e neutralizando a atividade enzimática em certos órgãos.

Painço

Previne Asma:

Pesquisas vieram à tona mostrando que o Painço pode melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas que sofrem de asma desde a infância e também pode impedir que se desenvolva. Embora algumas das evidências sejam controversas, mostra-se que significativamente menos sibilos e ataques de asma (mais de 15%) foram observados em crianças que tiveram um grande consumo de grãos como Painço. Como o trigo é um alérgeno comum associado à asma e sibilância, o milheto não possui os mesmos componentes e, portanto, não tem esse efeito negativo.

Palavra de Precaução:

Dadas as tensões modernas em nosso corpo, particularmente ao nosso sistema glandular, o trabalho excessivo necessário para digerir e processar o Painço pode ser prejudicial. Converse com seu médico sobre a saúde glandular e tireoidiana antes de fazer uma grande mudança para uma dieta pesada em Painço.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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Sobre o autor | Website

Sou Formado em Educação Física, pela UGF – (Universidade Gama Filho) - Na turma 2012-2016. Atuei e atuo em academias e clubes, nas modalidades de Musculação do Iniciante ao Avançado, Ginástica em Grupo, Natação.

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