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Os 12 Benefícios da Vitamina B6 Para Saúde!

Os 12 Benefícios da Vitamina B6 Para Saúde!
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Os Benefícios da Vitamina B6 Para Saúde são diversos. Além disso, a Vitamina B6 ajuda a combater e prevenir diversas doenças no corpo. A Vitamina B6 é uma vitamina solúvel em água que está naturalmente presente em muitos alimentos, adicionada a outros e disponível como suplemento dietético.

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É o nome genérico para seis compostos (vitamers) com atividade de Vitamina B6: piridoxina, um álcool; piridoxal, um aldeído; e piridoxamina, que contém um grupo amino; e os seus respectivos ésteres de 5′-fosfato. O fosfato de 5 ‘de piridoxal (PLP) e o fosfato de piridoxamina 5’ (PMP) são as formas de coenzima ativa da Vitamina B6.

Proporções substanciais da piridoxina natural em frutas, vegetais e grãos existem em formas glicosiladas que apresentam biodisponibilidade reduzida. Então, confira agora os Benefícios da Vitamina B6 Para Saúde:

Benefícios da Vitamina B6 Para Saúde:

Benefícios da Vitamina B6 Para o Sanguinea:

Esta vitamina é necessária para regular os níveis de um composto chamado homocisteína no sangue. A homocisteína é um tipo de aminoácido conseguido de fontes de proteína, especialmente carne. Os altos níveis de homocisteína no sangue estão ligados à inflamação e ao desenvolvimento de doenças cardíacas e vasculares, que podem contribuir para um ataque cardíaco.

Sem a quantidade suficiente desta Vitamina, a homocisteína se acumula no corpo e danifica os revestimentos dos vasos sanguíneos. Isso pode preparar o terreno para o acúmulo perigoso de placas, o que pode levar a um ataque cardíaco ou derrame.

Estudos mostraram que quando os pacientes tomam esta vitamina juntamente com folato, as concentrações totais de homocisteína são significativamente reduzidas. A Vitamina B6 ajuda no tratamento dos níveis elevados de homocisteína para que o corpo possa curar os danos causados aos vasos sanguíneos.

Esta vitamina também desempenha um papel na gestão da pressão arterial e níveis de colesterol, que são outros dois fatores importantes para prevenir doenças cardíacas.

Melhora a Cerebral:

Os benefícios da Vitamina B6 incluem o desenvolvimento adequado do cérebro e a função cerebral. Estudos mostraram que a deficiência desta vitamina pode influenciar a função da memória e contribuir para o comprometimento cognitivo, a doença de Alzheimer e a demência à medida que alguém envelhece.

Outros estudos também associam a deficiência desta vitamina a possivelmente contribuir para a doença de Alzheimer. Uma maneira pela qual a Vitamina B6 impacta a função cerebral é controlando os níveis de homocisteína, que não são um fator de risco para doenças cardíacas, mas também para os neurônios do sistema nervoso central.

Esta vitamina também desempenha um papel importante na produção dos hormônios serotonina e norepinefrina, dois hormônios conhecidos como “hormônios da felicidade”, que ajudam a controlar o humor, a energia e a concentração.

Os pesquisadores acreditam que certos transtornos comportamentais em crianças, incluindo o TDAH, são causados por baixos níveis de serotonina e, portanto, acreditam que tomar Vitamina B6 pode ter um efeito benéfico em crianças com esses distúrbios de aprendizagem e comportamento.

Benefícios da Vitamina B6 Para Melhorar o Humor:

Alguns medicamentos antidepressivos de prescrição funcionam da mesma forma que a Vitamina B6, aumentando os níveis de serotonina no cérebro. Uma pesquisa mostrou que a Vitamina B6 tem um impacto significativo na produção central de ambos os neurotransmissores de serotonina e GABA no cérebro.

Esses são hormônios importantes que controlam o humor e são necessários para prevenir a depressão, a dor, a fadiga e a ansiedade. Por isso, a Vitamina B6 tem sido associada ao aumento do humor e à prevenção de transtornos do humor.

Como a Vitamina B6 está envolvida na produção de hormônios no cérebro, acredita-se que seja eficaz no tratamento de transtornos do humor e de certas doenças cerebrais que podem se desenvolver como resultado de deficiências na função do neurotransmissor. Pesquisas sugerem que pacientes que tomam suplementos de Vitamina B6 podem melhorar o humor, sentir menos dor e evitar a falta de energia e concentração.

Ajuda a Tratar a Anemia:

A Vitamina B6 é necessária para criar hemoglobina no sangue, que é transportada pelos glóbulos vermelhos para ajudar no transporte de oxigênio para células e mobilizar o ferro. A anemia ocorre quando alguém não produz glóbulos vermelhos suficientes, resultando em sintomas como fadiga, dores e mais.

Estudos mostram que consumir bastante Vitamina B6 pode reduzir os sintomas da anemia e evitar que esse problema ocorra em alguns casos.

Benefícios da Vitamina B6 Para Saúde dos Olhos:

Em muitos casos, uma dieta pobre ou deficiências nutricionais são as causas subjacentes de muitas doenças oculares. Estudos têm mostrado que tomar Vitamina B6 junto com outras vitaminas, incluindo folato, pode ajudar na prevenção de distúrbios oculares e perda da visão.

Acredita-se que a Vitamina B6 ajuda no retardamento do aparecimento de certas doenças oculares, incluindo a degeneração macular relacionada à idade.

Combate os Sintomas da Artrite Reumatóide:

Os baixos níveis de Vitamina B6 têm sido associados ao aumento dos sintomas da artrite reumatoide (AR), incluindo dores mais intensas. Certos estudos iniciais estão descobrindo que pessoas com AR podem precisar de mais Vitamina B6 do que pessoas saudáveis, porque experimentam dores musculares e dor nas articulações devido à inflamação crônica.

Os benefícios da Vitamina B6 incluem a redução da dor e podem ser úteis na forma de suplementos para controlar dores nos músculos e articulações devido à artrite.

Benefícios da Vitamina B6 Contra a Hipertensão:

Alguns estudos anteriores sugerem que tomar suplementos de Vitamina B6 pode reduzir a pressão arterial em pessoas com níveis elevados de pressão arterial. Esta vitamina aumenta o fluxo sanguíneo, reduz o acúmulo nas artérias e ajuda na prevenção de fatores comuns de doenças cardíacas.

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Combate Sintomas da Síndrome Pré-menstrual:

Consumir muita Vitamina B6 ou tomar vitaminas do complexo B pode prevenir ou tratar os sintomas da TPM. Estudos mostraram que a Vitamina B6 ajuda no combate a dor na mama, náuseas, cãibras, fadiga, dores de cabeça e até mesmo acne que ocorre antes do ciclo menstrual de uma mulher.

Acredita-se que a Vitamina B6 ajude com os sintomas pré-menstruais por causa de seus efeitos positivos sobre os neurotransmissores que são responsáveis pelo controle da dor no cérebro, bem como seu papel no aumento do fluxo sanguíneo e no gerenciamento de hormônios.

É recomendado para mulheres que experimentam sintomas frequentes da TPM tomar vitaminas do complexo B regularmente, especialmente 10 dias antes da menstruação.

Benefícios da Vitamina B6 Durante a Gravidez:

Estudos descobriram que tomar Vitamina B6 é eficaz no alívio da gravidade da náusea e “enjôo matinal” que ocorrem durante a gravidez. Um estudo mostrou que após os pacientes acompanharem a gravidade de suas náuseas durante 24 horas antes do tratamento com Vitamina B6 e novamente depois, o grupo que tomou Vitamina B6 apresentou uma diminuição significativa na náusea em comparação com o grupo de controle.

Combate a Asma:

Alguns estudos mostraram que os benefícios da Vitamina B6 incluem a diminuição da ocorrência de ataques de asma. Esse nutriente ajudou as pessoas com asma a diminuir os sintomas de chiado que estão associados a ataques de asma, bem como a diminuir a gravidade e a frequência dos ataques que ocorrem.

Benefícios da Vitamina B6 Contra a Insônia:

Esta vitamina ajuda o corpo na produção de melatonina, que é um hormônio importante que ajuda adormecer. A melatonina é responsável por regular nosso próprio relógio interno, por isso sabemos quando é hora de acordar e ter energia, e também quando é hora de relaxar e adormecer durante a noite.

Combate as Pedras nos Rins:

Algumas evidências mostram que tomar Vitamina B6 juntamente com outros minerais, incluindo magnésio, pode ser capaz de prevenir ou tratar cálculos renais. Esta vitamina é útil para pacientes que estão em um risco aumentado de pedras nos rins, devido a outras doenças.
Preocupações e Interações da Vitamina B6.

Esta vitamina pode interagir com outros medicamentos quando tomada em grandes quantidades. Caso esteja em tratamento para qualquer um dos seguintes problemas com medicamentos, é sempre uma boa ideia conversar com seu médico antes de tomar qualquer suplemento, incluindo Vitamina B6.

Medicamentos que Interagem com a Vitamina B6:

  • Remédios usadas no tratamento da doença de Parkinson e Alzheimer, anemia, convulsões ou doenças cardíacas
  • Quaisquer medicamentos usados em quimioterapia
  • Cicloserina (Seromicina) ou Isoniazida para o tratamento da tuberculose
  • Hidralazina (Apresoline) para o tratamento da hipertensão arterial
  • Penicilamina usada no tratamento da artrite reumatóide
  • Teofilina (TheoDur) usada no tratamento da asma
  • Antibióticos, incluindo tetraciclina
  • Medicamentos antidepressivos, incluindo Pamelor, Elavil, desipramina, Norpramin e Tofranil
  • Alguns antidepressivos chamados inibidores da monoamina oxidase (IMAOs) também podem reduzir os níveis sanguíneos de vitamina B6.

Sintomas de Deficiência de Vitamina B6:

Embora uma deficiência não seja muito comum, estudos associaram uma deficiência de Vitamina B6 à um aumento do risco de vários distúrbios e sintomas. A deficiência desta vitamina pode causar sintomas extraordinários, incluindo:

Alterações no humor, como irritabilidade, ansiedade e depressão

  • Confusão
  • Dores musculares
  • Baixa energia ou fadiga
  • Agravamento dos sintomas da TPM
  • Agravamento dos sintomas da anemia

Como a Vitamina B6 é tão importante para a função nervosa, uma deficiência desta vitamina é mais associada a distúrbios neuropsiquiátricos, incluindo convulsões, enxaquecas, dores crônicas e distúrbios de humor como a depressão.

Outros estudos indicaram que o baixo nível desta vitamina está ligado a um risco aumentado de doença cardíaca e artrite reumatoide. Outra pesquisa mostra que a deficiência de vitamina B6 é mais comum entre pessoas mais velhas, com o risco de doença de Alzheimer e outras formas de demência aumentar à medida que alguém envelhece e seu nível de vitamina B6 cai.

Como essas pessoas correm um risco maior de ter uma deficiência desta vitamina, recomenda-se que os adultos mais velhos tenham seus níveis desta vitamina testados pelo médico caso comecem à perder o apetite, comer menos, perder peso ou sofrer de má absorção de nutrientes sem um motivo aparente.

Quantidade Diária Recomendada de Vitamina B6:

Os benefícios da Vitamina B6 podem ser encontrados em muitos alimentos que são consumidos. Isso inclui nozes e sementes, certos tipos de carne e aves, abacates, certas leguminosas e feijões, entre outros alimentos.

Esta vitamina também inclui vitaminas do complexo B e muitos multivitamínicos também. Estas são benéficos caso tenha muito estresse, baixos níveis de energia, alterações de humor, muita atividade física, doença cardíaca, sintomas de TPM, dor crônica ou enxaqueca regularmente – ou estija acima dos 50 anos de idade.

A dose diária recomendada desta vitamina é a seguinte, dependendo da sua idade e sexo:

  • Recém-nascido – 6 meses: 0,3 miligramas
  • Crianças de 1 a 8 anos: 0,5 a 0,6 miligramas
  • Crianças de 4 a 16 anos: 0,6 a 1,0 miligramas
  • Meninos de 14 a 18 anos: 1,2 a 1,3 miligramas
  • Homens e mulheres 19–50 anos: 1,3 miligramas
  • Homens com 51 anos ou mais: 1,7 miligramas
  • Mulheres com 51 anos ou mais: 1,5 miligramas
  • Mulheres grávidas: 1,9 miligramas
  • Mulheres que amamentam: 2,0 miligramas

Todas as vitaminas do complexo B são solúveis em água, o que significa que serão eliminadas do corpo e dissolvidas na urina caso consuma uma grande quantidade. Por esse motivo, geralmente não há muita preocupação com a superdosagem desta ou com níveis tóxicos; no entanto, em casos raros, muita Vitamina B6 pode causar algumas reações indesejáveis.

Consumir muita Vitamina B6 é geralmente um resultado do consumo de suplementos e também comer alimentos processados e fortificados que contêm vitaminas do complexo B, incluindo produtos de grãos fortificados e bebidas energéticas. Quando alguém tem muita Vitamina B6 em seu corpo, reações incluindo dormência muscular, confusão e outros sintomas temporários desagradáveis.

Tomar Suplementos de Vitamina B6:

Tenha em mente que como a esta vitamina é solúvel em água, isso significa que o corpo não é capaz de armazenar qualquer Vitamina B6 restante para necessidades futuras e que você deve comer regularmente alimentos com vitaminas do complexo B ou tomar suplementos para continuar atendendo às suas necessidades diárias.

Embora tomar suplementos de vitaminas do complexo B possa ser útil para algumas pessoas, é sempre melhor conseguir seus nutrientes de fontes alimentares saudáveis. O corpo sabe exatamente o que fazer com as vitaminas encontradas naturalmente nos alimentos, em oposição aos nutrientes sintéticos adicionados aos alimentos fortificados.

As vitaminas são melhor utilizadas pelo organismo mais do que o nutriente; Na verdade, elas são utilizadas como grupos complexos de moléculas que interagem e dependem umas das outras, de modo que conseguir o máximo de benefícios dos suplementos vitamínicos quando consumida da mesma forma que a natureza pretendida.

Caso esteja tomando suplementos que contenham Vitamina B6, não se esqueça de comprar um produto de alta qualidade que seja feito de alimentos reais e que não contenha enchimentos ou toxinas.

Os suplementos de vitaminas do complexo B de alta qualidade são feitos juntando-se à diferentes nutrientes colaborativos para que seu corpo reconheça as vitaminas e minerais e possa usá-los de uma maneira natural que lhe proporcione os resultados mais benéficos.

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Melhores Fontes de Vitamina B6:

Esta vitamina pode ser encontrada em altos níveis naturalmente nos seguintes 13 alimentos (percentagens baseadas em 1,3 miligramas por dia para adultos com menos de 50 anos):

  • Peito de peru – 85 gramas: 0,7 miligramas (53% DV)
  • Carne alimentada com capim – 85 de filé mignon: 0,5 miligramas (38% VD)
  • Nozes de pistache – 1/4 de xícara: 0,5 miligramas (38% VD)
  • Atum – 1 lata de 85 gramas: 0,4 miligramas (30% VD)
  • Feijão Pinto – 1 xícara cozida: 0,4 miligramas (30% VD)
  • Abacate – 1 cru: 0,4 miligramas (30% VD)
  • Peito de Frango – ½ uma mama: 0,3 miligramas (23% VD)
  • Melaço Preto- 2 colheres de sopa: 0,26 miligramas (20% VD)
  • Sementes de Girassol – 1/4 xícara: 0,25 miligramas (19% VD)
  • Sementes de gergelim – 1/4 de xícara: 0,25 miligramas (19% VD)
  • Grão de bico – 1 xícara cozida: 0,2 miligramas (15% VD)
  • Grão de Amaranto – 1 xícara cozida: 0,2 miligramas (15% VD)

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