Dicas de Saúde

Os 9 Benefícios da Vitamina B12 Para Saúde!

Benefícios da Vitamina B12 Para Saúde que você talvez desconheça. Além disso, a Vitamina B12, também popular como cobalamina, é uma vitamina essencial que seu corpo precisa, mas não pode produzir. É encontrada naturalmente em produtos de origem animal, mas também acrescentada em certos alimentos e disponível como um suplemento oral ou injeção.

A Vitamina B12 possui muitos papéis em seu corpo. Ele suporta o funcionamento normal das células nervosas e é necessária para a formação de glóbulos vermelhos e síntese de DNA.

Para a maioria dos adultos, a ingestão diária indicada (IDR) é de 2,4 mcg, embora seja maior para as mulheres gestante ou que amamentam. A Vitamina B12 pode beneficiar o corpo de maneiras impressionantes, como elevar sua energia, melhorar sua memória e ajudar na prevenção de problemas cardíacos.

Beneficios da Vitamina B12Benefícios da Vitamina B12 Para Saúde:

Ajuda na Formação de Glóbulos Vermelhos e Prevenção de Anemia:

A Vitamina B12 desempenha um papel essencial em ajudar seu corpo na produção de glóbulos vermelhos. Os níveis baixos da vitamina provocam uma redução na formação de glóbulos vermelhos e impedem seu desenvolvimento adequado. Os glóbulos vermelhos saudáveis ​​são redondos e pequenos, enquanto se tornam maiores e tipicamente ovais em casos de deficiência de Vitamina B12.

Devido a esta forma maior e irregular, os glóbulos vermelhos são deficientes de se movimentar da medula óssea para a corrente sanguínea em uma taxa adequada, causando anemia megaloblástica. Quando você está com anemia, seu corpo não tem glóbulos vermelhos suficientes para transportar oxigênio para seus órgãos vitais. Isso pode causar sintomas como fraqueza e fadiga.

Pode Prevenir Grandes Defeitos Congênitos:

Os níveis adequados de Vitamina B12 são de suma importância para uma gravidez saudável. Pesquisas mostram que o cérebro e o sistema nervoso de um feto requerem níveis adequados da vitamina para se desenvolverem adequadamente.

A deficiência da vitamina nos estágios iniciais da gravidez pode elevar o risco de defeitos congênitos, como defeitos do tubo neural. Além disso, a deficiência materna de Vitamina B12 pode levar para o nascimento prematuro ou aborto espontâneo.

Uma pesquisa descobriu que mulheres com níveis de Vitamina B12 inferiores a 250 mg/dL tinham três vezes mais probabilidade de dar à luz uma criança com defeitos congênitos, em comparação àquelas com níveis adequados. Para as mulheres com deficiência da vitamina e níveis abaixo de 150 mg/dL, o risco foi cinco vezes maior, comparado às mulheres com níveis acima de 400 mg/dL.

Pode Apoiar a Saúde Óssea e Prevenir a Osteoporose:

A manutenção de níveis adequados de Vitamina B12 pode apoiar a saúde dos ossos. Um estudo em mais de 2.000 adultos relatou que pessoas com deficiência de Vitamina B12 também tinham densidade mineral óssea menor que a normal.

Ossos com redução da densidade mineral podem tornar-se delicados e frágeis ao longo do tempo, levando a um aumento do risco de osteoporose. Outros estudos também mostraram uma ligação entre baixos níveis de Vitamina B12 e saúde óssea deficiente e osteoporose, especialmente em mulheres.

Pode Reduzir o Risco de Degeneração Macular:

A degeneração macular é uma doença ocular que normalmente afeta a sua visão central. A manutenção de níveis adequados de vitamina pode evitar o risco de degeneração macular relacionada à idade.

Os estudiosos acreditam que a suplementação com a Vitamina B12 pode diminuir a homocisteína, um tipo de aminoácido presente na corrente sanguínea. Os níveis elevados de homocisteína têm sido ligados a um risco aumentado de degeneração macular relacionada à idade.

Um estudo envolvendo 5.000 mulheres com 40 anos ou mais concluiu que suplementar com a vitamina, juntamente com vitamina B6 e ácido fólico, pode diminuir esse risco.

O grupo que recebeu esses suplementos por sete anos teve menos ocorrências de degeneração macular, comparado ao grupo placebo. O risco de desenvolver qualquer forma de problema foi 34% menor, enquanto foi 41% menor para os tipos mais perigosos.

Em última análise, mais pesquisas são necessários para entender o papel da Vitamina B12 na promoção da saúde da visão e na prevenção da degeneração macular.

Pode Melhorar o Humor e os Sintomas da Depressão:

A Vitamina B12 pode melhorar seu humor. O efeito da vitamina no humor ainda não é totalmente compreendido. No entanto, esta vitamina desempenha um papel vital na síntese e metabolização da serotonina, um químico responsável pela regulação do humor.

Portanto, a deficiência de Vitamina B12 pode levar à diminuição da produção de serotonina, o que pode causar um humor deprimido. Estudos apoiam o uso de suplementos da vitamina para melhorar os sintomas de depressão em pessoas com deficiência desta vitamina.

Um estudo em indivíduos com depressão e baixos níveis de Vitamina B12 mostrou que aquelas pessoas que receberam os dois antidepressivos e Vitamina B12 eram mais propensos a apresentar sintomas depressivos melhorados, em comparação com aqueles tratados apenas com antidepressivos.

Outro estudo relatou que a deficiência de Vitamina B12 estava associada ao dobro do risco de depressão grave. Além disso, altos níveis de Vitamina B12 têm sido ligados a melhores resultados do tratamento e a uma maior probabilidade de recuperação do transtorno depressivo maior (TDM).

Embora os suplementos de vitamina possam auxiliar na melhora do humor e a depressão em indivíduos com deficiência, uma pesquisa atualmente não sugere que tenham o mesmo efeito naqueles com níveis normais da vitamina.

Pode Beneficiar o seu Cérebro:

A deficiência de Vitamina B12 tem sido ligada à perda de memória, especialmente em adultos mais velhos. A vitamina pode desempenhar um papel na prevenção da atrofia cerebral, que é a perda de neurônios no cérebro e muitas vezes ligada à demência ou perda de memória.

Um estudo em indivíduos com demência em estágio inicial mostrou que uma combinação de suplementos de Vitamina B12 e ácidos graxos ômega-3 reduziu o declínio mental.

Outro estudo relatou que até mesmo os níveis de Vitamina B12 abaixo do normal podem levar a um desempenho ruim da memória. Como resultado, a suplementação com essa vitamina pode melhorar a memória, mesmo na ausência de uma deficiência clinicamente diagnosticada.

Mais pesquisas são necessárias para melhorar as conclusões sólidas sobre o efeito dos suplementos de vitamina na função cognitiva e na memória.

Impulsiona Energia:

Os suplementos de Vitamina B12 têm sido apontados como o produto para aumentar a energia. Todas as vitaminas do complexo B desempenham um papel eficaz na produção de energia do seu corpo, embora não forneçam necessariamente energia.

Atualmente, não há evidências científicas que surgiram que os suplementos de Vitamina B12 possam elevar a energia naqueles com níveis suficientes dessa vitamina. Como a Vitamina B12 é solúvel em água, seu corpo não pode guardas quantidades extras. Qualquer excesso passa pelo seu corpo e é eliminado quando você urina.

Por outro lado, caso seja significativamente deficiente em Vitamina B12, tomar um suplemento ou elevar seu consumo provavelmente melhorará seu nível de energia. De fato, um dos sinais iniciais mais comuns de deficiência da vitamina é a falta de energia ou a fadiga.

Pode Melhorar a Saúde do Coração:

Caso seja significativamente deficiente em vitamina, seus níveis de homocisteína se tornam altos. Pesquisas mostraram que a Vitamina B12 ajuda na diminuição dos níveis de homocisteína, o que pode diminuir o risco de doença cardíaca.

No entanto, não há atualmente nenhuma evidência científica que confirma que os suplementos de Vitamina B12 são eficazes a esse respeito. Portanto, mais pesquisas são necessárias para compreender a relação entre a Vitamina B12 e a saúde do coração.

Suporta Cabelos, Pele e Unhas Saudáveis:

Dado o papel da Vitamina B12 na produção de células, níveis adequados desta vitamina são necessários para promover cabelos, unhas e pele saudáveis.

De fato, os níveis baixos da vitamina podem causar vários sintomas dermatológicos, incluindo hiperpigmentação, descoloração das unhas, alterações capilares, vitiligo (perda da cor da pele em manchas) e estomatite angular (cantos da boca inflamados e rachados).

A suplementação com Vitamina B12 demonstrou melhorar os sintomas dermatológicos em pessoas com deficiência de B12. Porém, caso seja bem nutrido e não é deficiente nessa vitamina, é improvável que tomar um suplemento melhore sua pele, a força das unhas ou a saúde dos cabelos.

Quem Está em Risco de Deficiência de Vitamina B12?

Estima-se que mais de 5% das pessoas nos EUA e no Reino Unido com mais de 55 anos ou mais tenham deficiência de Vitamina B12, enquanto cerca de 20% têm níveis de deficiência baixos a normais.

A deficiência de Vitamina B12 pode acontecer de duas maneiras. Ou a sua alimentação não tem quantidades adequadas ou o seu corpo é incapaz de absorvê-la totalmente dos alimentos que ingere.

Aqueles em risco de deficiência de Vitamina B12 incluem:

  • Adultos mais velhos;
  • Pessoas com distúrbios gastrointestinais, como doença de Crohn ou doença celíaca;
  • Aqueles que tiveram cirurgias gastrintestinais, como cirurgia bariátrica ou cirurgia de ressecção intestinal;
  • Pessoas com uma dieta vegetariana estrita;
  • Aqueles que tomam metformina para controle de açúcar no sangue;
  • Aqueles que tomam inibidores da bomba de prótons para azia crônica;
  • Em muitos adultos mais velhos, a secreção de ácido clorídrico no estômago é reduzida, causando uma redução na absorção da vitamina.

Caso o corpo tenha dificuldade em absorver a Vitamina B12, o seu especialista pode indicar injeções intramusculares da vitamina para aumentar os seus níveis. A Vitamina B12 é encontrada de forma natural somente em produtos de origem animal.

Apesar de alguns leites ou grãos vegetais terem sido enriquecidos com a vitamina, as dietas veganas são frequentemente limitadas nesta vitamina, colocando os indivíduos em risco de deficiência.

Caso coma uma dieta saudável e variada, evitar uma deficiência de vitamina deve ser fácil. No entanto, caso ache que possa estar em risco, fale com seu médico. A deficiência de Vitamina B12 na maioria das vezes pode ser evitada ou resolvida com intramusculares ou injeções orais.

Considerações Finais:

A Vitamina B12 é uma vitamina solúvel em água que você pode conseguir através de suplementos ou dieta. É responsável por muitas funções corporais e pode beneficiar a a saúde de várias formas, prevenindo graves defeitos congênitos, apoiando a saúde dos ossos, melhorando o humor e mantendo a pele e os cabelos saudáveis.

Ter muita Vitamina B12 através de sua dieta é crucial. No entanto, caso lute para conseguir uma quantidade suficiente ou tem um problema que afeta a absorção, os suplementos são uma maneira simples de elevar o consumo da vitamina.

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