Doenças e Tratamentos

Principais causas da hipertensão pulmonar: fatores de risco e tratamentos

hipertensão pulmonar 4

A hipertensão pulmonar é uma condição em que a pressão arterial é anormalmente alta nas artérias dos pulmões. A hipertensão pulmonar costuma sobrecarregar o lado direito do coração, podendo levar a complicações mais graves de saúde. A hipertensão pulmonar é uma doença grave que acomete as artérias que ligam os pulmões ao coração (as artérias pulmonares). Conforme a hipertensão pulmonar se desenvolve, o fluxo sanguíneo pelas artérias pulmonares é restringido.

Principais Causas da Hipertensão PulmonarO lado direito do coração é submetido a tensão crescente para bombear o sangue até os pulmões, e isso faz com que o lado direito do coração aumente de tamanho. Esse processo leva aos principais sintomas da hipertensão pulmonar– falta de ar, sensação de aperto torácico, capacidade de exercício limitada e fadiga. Então, confira As 2 Principais Causas da Hipertensão Pulmonar.

Causas da Hipertensão Pulmonar:

Qualquer pessoa pode desenvolver a hipertensão pulmonar, porém é mais comum em adultos acima dos 30 anos. Apesar de não estarem totalmente esclarecidas, as alterações da circulação pulmonar estão relacionadas a aumento da inflamação, fibrose e estreitamento dos vasos sanguíneos. Assim, as principais causas da hipertensão pulmonar, são:

Hipertensão Pulmonar Primária:

acontecem devido a alterações na formação dos vasos pulmonares, por causas desconhecidas, sendo, neste caso, chamadas de idiopáticas, e, também, por causas hereditárias, e doenças, como doenças da tireóide, esclerodermia, lupus, infecção pelo HIV e doenças do sangue, por exemplo.

Hipertensão Pulmonar Secundária:

causadas por alterações no coração, como insuficiência cardíaca, e doenças pulmonares, como enfisema, apneia do sono, trombose pulmonar ou sarcoidose, por exemplo. Todas estas causas provocam dificuldade na circulação de sangue dentro do pulmão, o que pode sobrecarregar ainda mais o coração, e, se não forem logo tratadas, os sintomas ficam cada vez piores.

Como Identificar Hipertensão Pulmonar:

 O diagnóstico de hipertensão pulmonar é feito através da história clínica e exame físico colhidos pelo pneumologista ou cardiologista, além de realização de exames, como RX de tórax, eletrocardiograma e ecocardiograma, que mostram alterações no coração e na circulação de sangue. Para confirmar os resultados, o médico pode, ainda, solicitar um cateterismo cardíaco, que irá medir exatamente a pressão dentro da artéria pulmonar.

Tratamento Para Hipertensão Pulmonar:

 Para tratar a hipertensão pulmonar, deve-se tentar corrigir o que a originou, como com o tratamento da doença cardíaca ou problemas pulmonares, por exemplo. Medicamentos podem ser usados para tentar melhorar a circulação e reduzir a pressão do pulmão, como anticoagulantes, vasodilatadores, anti-hipertensivos, diuréticos e terapia com máscara de oxigênio.

Entretanto, em casos muito graves, o transplante cardíaco ou pulmonar podem ser a única solução.  Exercícios respiratórios, orientados por um fisioterapeuta podem, também, ajudar na recuperação e melhora dos sintomas.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.