Alimentos Saudáveis Alan Costa

Os 18 Alimentos Para Tratar Gastrite Naturalmente

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dicas de Musculação

Os 18 Alimentos Para Tratar Gastrite Naturalmente
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Os Alimentos Para Tratar Gastrite Naturalmente são uma forma natural de tratar esse problema. Além disso, somente quem já sofreu de gastrite sabe o incômodo que pode ser conviver com esta situação. Por tratar-se de uma inflamação dos tecidos que revestem o estômago, a gastrite causa dores severas espontaneamente.

E também após a ingestão de alimentos. Há dois tipos de gastrite, aguda e crônica. Enquanto uma poderá ter uma cura natural, a outra deverá ser tratada excepcionalmente por um profissional de saúde. Veremos aqui as causas da gastrite, dietas e também complicações que possam existir.

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O que é Gastrite?

Gastrite é inflamação do revestimento do estômago (mucosa gástrica). Toda ou parte da mucosa gástrica pode estar envolvida. A gastrite pode ser classificada como aguda ou crônica. A gastrite aguda ocorre de repente e frequentemente responde a terapia adequada.

Enquanto a gastrite crônica se desenvolve lentamente. A inflamação do revestimento do estômago é mais frequentemente causada por uma bactéria chamada H. pylori. Esse problema pode variar muito de sintomas, que podem ser leves a severos. Os sintomas podem nem sempre estar correlacionados com a gravidade da doença.

O Causa Gastrite?

Uma das principais causas de gastrite aguda e crônica é a infecção da mucosa do estômago por uma espécie bacteriana chamada Helicobacter pylori. Normalmente, esta bactéria primeiro infecta o antro do estômago (mucosa do estômago sem células produtoras de ácido) de forma aguda e pode progredir para infectar a maioria ou a totalidade da mucosa do estômago ao longo do tempo (gastrite crônica) e permanecer lá por anos.

Esta infecção gera uma resposta inflamatória forte inicial e, eventualmente, uma inflamação crônica de longo prazo com alterações nas células intestinais podendo se desenvolver. Outra causa importante de gastrite aguda e crônica é o uso (e o uso excessivo) de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) como ibuprofeno (Advil e outros) ou naproxeno.

Sintomas da Gastrite:

A gastrite pode ser observada de forma aguda ou crônica. Os dois tipos causarão os sintomas mais desagradáveis em relação ao estômago e também apresentarão semelhanças no quadro de dor.

No entanto, é possível detectar nuances dos sintomas nos dois tipos distintos de gastrite. De forma geral, podemos dizer que os sintomas da gastrite comumente são apresentados desta forma mas não nesta ordem:

  • Azia;
  • Queimação de estômago ou má digestão;
  • Dor constante na parte superior do abdome.

Em vias gerais, estes sintomas poderão ser observados muito normalmente após a ingestão de alimentos a qualquer hora do dia.

Alimentos Para Tratar Gastrite Naturalmente:

1. Alimentos com Lactobacilos:

Às vezes, a gastrite mata as bactérias boas do estômago e, e sem elas, o tecido não se recupera, explica a nutricionista. Por isso, a reposição dos lactobacilos é importante para povoar o estômago com bactérias benéficas e, assim, para a cura da gastrite. Lactobacilos são encontrados em iogurtes e, até mesmo, vendidos em pó.

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2. Óleo de Coco:

Esse alimento possui ação contra fungos, bactérias e vírus. Se a causa de sua gastrite for o H.Pylori com certeza vai ajudar. Só não consuma em excesso, afinal é rico em gordura saturada.

3. Peixe e Frango com Pouca Gordura:

Você não precisa cortar a carne de seu cardápio por causa da gordura. Carnes de frango cozido, refogado ou grelhado; peixes não muito gordurosos, como pescada e merluza ao forno ou grelhados e carnes vermelhas menos gordurosas – o que inclui patinho, coxão mole e lagarto – estão liberadas, segundo a nutricionista. Mas nada de frituras!

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4. Hortelã e Alecrim:

Os chás dessas ervas são poderosos aliados da boa digestão. Eles também são calmantes digestivos, já que diminuem a acidez do estômago. Com isso, eles atenuam azias, gases e cólicas. Para um efeito mais satisfatório, o ideal é que eles sejam tomados 30 minutos antes das refeições.

5. Frutas não Ácidas:

Laranja lima, banana, maçã, e, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo. A quantidade indicada de é de quatro a cinco porções por dia no café da manhã, no meio da manhã, como sobremesa do almoço, entre almoço e jantar e outra no jantar, sendo cada porção uma fruta ou uma fatia.

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6. Suco de Aloe Vera:

Segundo nutricionistas, o suco de Aloe vera, erva também conhecida como babosa, tem poder cicatrizante. Ou seja, além de não ser prejudicial, ainda contribui na cura da ferida estomacal. O suco já é vendido pronto e 50 ml ingeridos em jejum ou antes de dormir diariamente são suficientes

7. Suco Verde:

Segundo a nutricionista Fernanda Granja, o suco de salsinha e couve é rico em clorofila, uma substância energizante e cheia de zinco e antioxidantes, itens necessários para a recuperação do estômago, além de vitamina C e magnésio. Para o preparo, bata os ingredientes verdes com suco de uma fruta, água e linhaça germinada.

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8. Legumes ou Verduras Refogadas:

Consuma legumes e verduras tanto no almoço quanto no jantar mas lembre-se de refogá-los, já que folhas muito duras podem incomodar as paredes de seu estômago. Por isso, a nutricionista Andréia Ceschin de Avelar aconselha que o consumo in natura de verduras como repolho, couve crua, escarola, alface e agrião seja evitado, pelo menos no começo.

9. Caldo de Feijão:

Embora o grão do feijão deva ser evitado por causa da fermentação que provoca. Portanto, o seu caldo pode ser aproveitado. Além de ele ser facilmente digerido, você pode aproveitar os nutrientes que o feijão oferece e ainda matar a vontade. Portanto, já que o gosto do caldo não se modifica quando separado do grão. Sopas de legumes e canjas também estão liberadas.

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10. Bolachas Água e Sal:

A dica é comer bolachas de água e sal ou maisena (nada de bolachas recheadas, pois são muito gordurosas) e frutas nos intervalos das refeições. Portanto, para evitar que o estômago fique vazio (já que, quando vazio, o suco gástrico corroerá suas paredes, agravando a ferida).

11. Couve Manteiga:

A couve é um dos melhores alimentos para Tratar Gastrite.Portanto, possui ação cicatrizante e atua na regeneração da mucosa estomacal. A couve manteiga também contém carotenoides e bioflavonóides que combatem as inflamações e podem ajudar na prevenção do aparecimento do câncer.

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12. Espinheira Santa:

O chá de espinheira santa tem propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar a cicatrizar a mucosa do estômago. Portanto, a planta medicinal também atua no combate à H.pylori e diminui a secreção de ácido gástrico.

13. Cenoura:

Aproveite a cenoura nas suas saladas e tenha uma boa porção de beta-caroteno. Portanto, dentro do corpo, o beta-caroteno se transforma em Vitamina A e ajuda na restauração do tecido que está inflamado. Ela também contém boas fibras que melhorarão a sua digestão sem te fazer sentir fome.

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14. Suco de Maçã:

Em jejum, varie também com o suco de maçã. Ele vai fazer o papel de um calmante para o estômago. Além disso, vai te ajudar a emagrecer já que contém pectina, uma fibra poderosa na remoção de gorduras.

15. Pepino:

Acrescente nas suas saladas, sopas ou sucos o Pepino! Ele é formado majoritariamente por água, mas o resto é feito por nutrientes que ajudam na eliminação de toxinas e na perda de peso. Antioxidantes também fazem parte da composição. Junto com anti-inflamatórios que aceleram a recuperação.

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16. Azeite de Oliva:

Vamos combinar de escolher a versão extravirgem, ok? A alcalinidade desse alimento não é tão alta, mas ninguém pode negar os benefícios do azeite de oliva para a saúde. Além de ser muito rico em antioxidantes, é grande fonte de Vitamina A.

17. Espinafre:

Ele pode estar presente no seu suco, salada ou até na sopa. Portanto, não importa como você vá consumi-lo, o importante é que ele entre na dieta. Nada de exagerar! O segredo é montar um prato bastante colorido e regado com um fio de azeite.

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18. Beterraba:

E o que há de melhor que uma salada com cenoura e beterraba raladas? Para a Gastrite Nada! Uma dica é que você não deve sair se aventurando em todas os legumes e verduras. Alguns como pimentões vermelhos, repolhos, couve-flor, cebola e rabanetes podem até piorar a sua situação, Fique de olho.

O conteúdo deste artigo foi extraído do Dicas de Musculação que é um site de informações sobre emagrecimento saudável e diversas dicas sobre saúde.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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Sobre o autor | Website

Sou Formado em Nutrição e Educação Física. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2000, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

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